Integração da Etnomatemática no ensino da geometria: elementos culturais e benefícios

Palavras-chave: Etnomatemática, Ensino da Geometria, Elementos culturais

Resumo

A Etnomatemática desafia a visão tradicional da matemática, interligando-a com a cultura e reconhecendo-a como uma construção cultural que considera as práticas, valores e necessidades de diferentes grupos sociais.
Este estudo explora a Etnomatemática como uma abordagem inovadora e transformadora passível de ser integrada no ensino da geometria no Ensino Básico.
Assim, esta revisão narrativa de literatura tem como objetivos: (i) identificar elementos alusivos ao contexto cultural que podem ser integrados no ensino da geometria, através da Etnomatemática; e (ii) elencar os benefícios da integração da Etnomatemática no ensino da geometria.
Foram selecionados 11 estudos através das bases de dados ERIC, b-on, e RCAAP, tendo em consideração os critérios de inclusão: (i) revistas académicas, relatórios e dissertações/teses; (ii) data de publicação – estudos publicados nos últimos 12 anos; (iii) disponibilidade – texto integral; e (iv) assunto – etnomatemática e geometria.
Este estudo identifica vários elementos culturais com potencialidade de serem incorporados no ensino da geometria, tais como desenhos Sona, azulejos, rendas de bilro, cestaria, entre outros. O estudo aponta a Etnomatemática como um caminho propício para uma educação que respeita e valoriza a diversidade cultural e promove uma melhoria do processo de ensino e aprendizagem da matemática.

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Publicado
2024-12-28
Como Citar
Gomes Sá, C., & Maia, M. (2024). Integração da Etnomatemática no ensino da geometria: elementos culturais e benefícios. Indagatio Didactica, 16(4), 53-70. https://doi.org/10.34624/id.v16i4.37630
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática