Competências de escrita manual e processamento sensorial em crianças dos 6 aos 7 anos e 11 meses

Palavras-chave: processamento sensorial, competências de escrita manual, contexto escolar, validade discriminativa

Resumo

Neste estudo, investigou-se a relação entre o processamento sensorial e as competências de escrita manual em crianças de 6 a 7 anos e 11 meses, integradas no ensino regular. A amostra incluiu 191 crianças, avaliadas com o Questionário das Competências de Escrita Manual, desenvolvido e validado especificamente para este estudo, e a Sensory Processing Measure (SPM) – Forma Sala de Aula. Na etapa de construção do questionário, seguiu-se uma metodologia rigorosa que incluiu a validação de conteúdo e a análise fatorial exploratória, resultando numa versão final com 25 itens distribuídos por quatro dimensões: Formação de Letras, Visuomotor e Consciência Corporal, Omissão e Troca de Letras, e Postura. O questionário demonstrou excelente consistência interna, com valores de Alpha de Cronbach superiores a 0,80. Para avaliar a validade discriminativa por grupos conhecidos, foram realizadas comparações entre géneros e anos escolares. Os resultados indicaram que, no total, as crianças do 2º ano apresentaram um desempenho significativamente superior nas competências de escrita manual em comparação com as do 1º ano, especialmente nos fatores “Formação de letras, números e palavras” e “Omissão e troca de letras.” Em termos de género, o sexo feminino demonstrou um desempenho superior ao sexo masculino no total da escala, bem como nos fatores “Formação de letras, números e palavras” e “Postura.” Ao analisar as correlações entre o processamento sensorial e as competências de escrita manual, observou-se que melhores resultados na escrita estão associados a menos problemas nas dimensões sensoriais do SPM.
Este estudo evidencia o potencial interesse do Questionário das Competências de Escrita Manual para profissionais de várias áreas e destaca a importância da integração sensorial no desenvolvimento académico, sublinhando o papel relevante dos terapeutas ocupacionais neste contexto.

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Biografia do Autor

Helena Silva Reis, Escola Superior de Saúde de Leiria & RISE-Health, Centro de Investigação em Saúde Translacional e Biotecnologia Médica (TBIO)

Escola Superior de Saúde de Leiria & RISE-Health, Centro de Investigação em Saúde Translacional e Biotecnologia Médica (TBIO)

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Publicado
2024-12-28
Como Citar
Oliveira, A., Reis, H., & Reis, C. (2024). Competências de escrita manual e processamento sensorial em crianças dos 6 aos 7 anos e 11 meses. Indagatio Didactica, 16(4), 241-262. https://doi.org/10.34624/id.v16i4.37621
Secção
Políticas e Avaliação em Educação