Processo criativo de adaptação de um livro-álbum para teatro: uma sessão de escrita com estudantes de Educação
Resumo
A literatura para a infância abre-se para mundos (possíveis/prováveis) cuja vivência por adultos e crianças resulta da relação dialógica entre autor, leitor e texto(s). A expressividade única do palco requer um cuidadoso processo criativo na adaptação para teatro dessas obras.
As oficinas de escrita são espaços criativos privilegiados com desafios aos participantes, estimulando a sua criatividade e desenvolvendo as suas competências de análise, reflexão e produção (autêntica) de diferentes textos e modelos de género textual, neste caso, literários e destinados à infância.
É neste contexto que surge uma proposta de oficina livre de escrita criativa para estudantes de Educação no Ensino Superior, dinamizada por um docente da área da Educação em Português. A partir da análise de um livro-álbum infantil, pretendia-se que os estudantes criassem individualmente uma cena para teatro, focando-se numa personagem, e integrando uma dramaturgia de um projeto ainda em desenvolvimento. Para isso, analisou-se colaborativamente a obra de partida e a estrutura da dramaturgia do projeto, a que seriam acrescentadas outras cenas criadas pelos participantes. O processo anterior à redação e o momento de revisão foram partilhados entre os participantes.
Procurando refletir sobre o desenvolvimento da sessão, perseguiram-se os seguintes objetivos: i) analisar as produções dos participantes no estudo e ii) refletir sobre as potencialidades de sessões de escrita para teatro. Procedeu-se a uma análise de conteúdo, tendo-se percebido que o sensível trabalho de produção escrita criativa dos participantes, a partir das atividades colaborativas desenvolvidas na sessão, é revelador das imensas possibilidades que a adaptação deste (como doutros) livro-álbum nos traz.
A partir desta experiência didática, apresentamos uma proposta de conceção e implementação de uma sessão de escrita criativa.
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