#Revoganovoensinomedio: sintaxes espaciais sobre a (não) reforma do ensino médio brasileiro

Palavras-chave: ensino médio, reforma do ensino médio, revogação

Resumo

Quais as sintaxes espaciais vinculadas em torno da #revogaensinomedio nas redes sociais Instagram e X? Objetiva-se compreender como essas redes sociais contribuem para ampliar o debate sobre o lugar da reforma do ensino médio iniciada pela lei 13415/17. O referencial teórico ancora-se em subsídios da Cibercultura propostos por Pierre Levy (2010), Robert Kozinets (2014) e no que tange o Ensino Médio optou-se por contribuições críticas de Acacia Kuenzer (2000) e de Juarez Dayrrel (2011) no que se refere aos projetos de vida e escolarização nessa etapa. A metodologia utilizada estrutura-se em uma Netnografia, ou seja, etnografia virtual. Os resultados indicam que as redes sociais têm colaborado para manter acesa a discussão em torno dessa etapa de ensino, sinalizam principalmente sintaxes de insatisfação política.

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Publicado
2024-12-28
Como Citar
Nazário, M., & Portugal, C. (2024). #Revoganovoensinomedio: sintaxes espaciais sobre a (não) reforma do ensino médio brasileiro. Indagatio Didactica, 16(4), 29-52. https://doi.org/10.34624/id.v16i4.37534
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática