Formação de Professores para a Criação de Cenários de Aprendizagem e Implementação da Avaliação entre Pares
Resumo
Este artigo apresenta e analisa os resultados de um estudo exploratório realizado junto dos professores que frequentaram uma ação de formação sobre cenários de aprendizagem ativa, procurando compreender os ganhos e constrangimentos que aqueles identificaram relativamente a (1) confiança para implementarem situações mais dinâmicas de aprendizagem com os alunos, e (2) implementação de estratégias sustentáveis de avaliação formativa baseadas no feedback construtivo entre pares. Os dados foram recolhidos através de questionário online e analisados qualitativa e quantitativamente. A análise revela claramente o impacto positivo da formação no desenvolvimento da confiança dos professores para criar cenários de aprendizagem ativa e implementar a avaliação formativa entre pares, evidenciando o papel crucial das ferramentas digitais usadas nesse progresso. Por outro lado, a intenção de implementar os cenários abordados não parece estar associada a fatores como idade, experiência profissional, experiência prévia com cenários ou avaliação entre pares, revelando-se alguma cautela e ceticismo quanto à implementação eficaz dessas metodologias em sala de aula. As perceções dos participantes sugerem a influência de outros aspetos relacionados com os seus contextos profissionais.
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