Grupos de escuta ativa para potenciar o debate: Descrição de uma estratégia para direcionar a atenção e estruturar a participação em sala de aula

  • Marta Fonseca Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
Palavras-chave: Estratégia ativa de aprendizagem, ensino superior, escuta ativa, debate

Resumo

A estratégia de aprendizagem baseada em grupos pequenos de escuta ativa, seguida de debate em grande grupo, foi aplicada numa sessão presencial com 42 estudantes. Com o recurso à imagem (excerto de um filme), à produção escrita e oral, pretendeu-se: (i) direcionar a atenção dos estudantes para as questões relacionadas com o conteúdo programático a lecionar e presentes no filme; e (ii) estruturar a sua participação no debate em grande grupo sobre o filme. O grande grupo foi dividido em seis grupos, aos quais foram atribuídos diferentes papéis, dadas indicações precisas e distribuídos guiões, com questões orientadoras a serem respondidas com palavras chave. Verificou-se uma forte adesão e entusiasmo por parte dos estudantes. No final da sessão, administrou-se um inquérito para avaliar a sua perceção acerca da estratégia aplicada. As opiniões obtidas vão maioritariamente no sentido de concordarem muito ou totalmente com o alcance dos objetivos da estratégia implementada.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2017-01-24
Como Citar
Fonseca, M. (2017). Grupos de escuta ativa para potenciar o debate: Descrição de uma estratégia para direcionar a atenção e estruturar a participação em sala de aula. Indagatio Didactica, 9(1), 27-37. https://doi.org/10.34624/id.v9i1.373
Secção
Acontece