Ensinar metodologia de investigação recorrendo à investigação como metodologia

  • Ana Paula Cabral Instituto Superior Politécnico Gaya; Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Ensino, investigação, estudo de caso

Resumo

A estratégia ativa de ligação Ensino e Investigação foi aplicada no contexto da unidade curricular de Métodos e Técnicas de Investigação em Educação do 1º ano do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico do Instituto Superior Politécnico Gaya. A estratégia foi implementada através da realização das seguintes atividades: A1: Brainstorming; A2: Pesquisa de informação; A3: Construção de fichas de leitura - análise/ crítica; A4: Análise SWOT; A5: Questionamento/discussão; A6: Reflexão crítica; A7: “Critical friend”. A escolha do tema teve como base o pressuposto inicial de que as competências trabalhadas no âmbito da estratégia eram coincidentes com o conteúdo da unidade curricular (igualmente associado à investigação). Esta questão e o reduzido número da turma (4 alunos) permitiram: a criação de momentos de pesquisa acompanhada, a realização de apresentações individuais, a dinamização de momentos de questionamento, interação/discussão e episódios de escrita individual.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2017-01-24
Como Citar
Cabral, A. P. (2017). Ensinar metodologia de investigação recorrendo à investigação como metodologia. Indagatio Didactica, 9(1), 10-26. https://doi.org/10.34624/id.v9i1.370
Secção
Acontece