Mulheres na ciência: proposta didática nas aulas de ciências do ensino fundamental sobre o papel de mulheres cientistas
Resumo
O debate e a pesquisa sobre as disparidades de gênero na participação feminina nas ciências têm sido temas frequentes tanto no Brasil quanto internacionalmente, sendo abordados sob diferentes perspectivas. Desse modo, o artigo apresentado questiona como podemos abordar o papel da mulher cientista na educação básica? Objetivou-se investigar uma proposta didática sobre o papel de mulheres cientistas entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública, em Belém do Pará. A metodologia ocorreu no seguinte percurso: (1) entrevista com uma professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA); (2) elaboração de uma cartilha no formato de HQ (história em quadrinhos) com o tema “mulheres na ciência”; (3) observação participante do campo de pesquisa; (4) aplicação da proposta didática para estudantes do 9º ano do ensino fundamental, de uma escola municipal na cidade de Belém do Pará. Dessa maneira, é evidente que, apesar dos progressos notáveis em relação à presença das mulheres, ainda há a necessidade de enfatizar essa representatividade desde cedo, especialmente junto às crianças, e assim, a escola desempenha um papel crucial ao abordar o tema, seja por meio de aulas formais ou atividades extracurriculares.
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