Uma proposta de Ensino do Desenho Técnico no Instituto Federal do Espírito Santo

  • Janaina Carneiro Marques Instituto Federal do Espírito Santo
  • Priscila de Souza Chisté Instituto Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Desenho Técnico, Arquitetura, Matemática, Representação Gráfica, Computação Gráfica

Resumo

A pesquisa apresenta uma proposta para o Ensino do Desenho Técnico, mediada pela História da Arquitetura e a Matemática. Objetiva investigar como o estudo dessas relações pode contribuir na elaboração de uma proposta de ensino interdisciplinar, atrativa e contextualizada, que se aproxime da realidade do estudante e venha somar-se às didáticas já existentes. Valoriza o Desenho manual, mas busca a inserção de tecnologia nas aulas por meio da Computação Gráfica, pelo desenvolvimento de maquetes eletrônicas e animações, a fim de ilustrar os conceitos referentes aos conteúdos: proporção, perspectiva e projeção ortogonal. O locus desse trabalho é o Instituto Federal do Espírito Santo e os atores envolvidos são alunos do curso técnico em Eletrotécnica, os quais foram convidados a formar um grupo de pesquisa, no intuito de construir, de forma colaborativa, uma proposta de Ensino do Desenho Técnico. A metodologia se aproxima da pesquisa-ação porque tem como princípio a participação de todos os integrantes do grupo e possibilita estabelecer a reflexão e a avaliação em todas as etapas do processo. Como referencial teórico dialoga com a Psicologia Histórico-Cultural, proposta por Vigotski, valorizando a mediação do professor. Adota a Pedagogia Histórico-Crítica como teoria pedagógica da Psicologia Histórico-Cultural, assim como os momentos propostos por Saviani. Conclui que a intervenção contribuiu com a proposta interdisciplinar para o ensino de Desenho Técnico e colaborou também com o aumento do conhecimento técnico relacionado aos conteúdos mediados, ampliando a formação profissional do estudante de forma contextualizada.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-11-11
Como Citar
Marques, J. C., & Chisté, P. de S. (2016). Uma proposta de Ensino do Desenho Técnico no Instituto Federal do Espírito Santo. Indagatio Didactica, 8(3). https://doi.org/10.34624/id.v8i3.3603
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática