Áreas críticas da gramática dos alunos do Ensino Secundário Geral em Moçambique: descrição linguística e implicações pedagógicas

Palavras-chave: Áreas Críticas, Português, Alunos do Ensino Secundário Geral, Moçambique

Resumo

Este estudo descreve as áreas críticas da gramática dos alunos do Ensino Secundário Geral (ESG) em Moçambique e apresenta algumas implicações pedagógicas. Para o efeito, do ponto de vista metodológico, toma-se como base um corpus escrito semi-espontâneo constituído a partir de redações elaboradas por 180 alunos da 8.ª à 12.ª classe das províncias de Cabo Delgado, Zambézia, Manica, Inhambane, Maputo-Cidade e Maputo-Província (30 alunos por província, sendo 6 alunos por classe). Os resultados deste estudo permitiram verificar que as principais áreas críticas da gramática dos alunos do ESG em Moçambique incluem a sintaxe e os fenómenos de interface léxico-sintaxe e morfossintaxe, nomeadamente a colocação do pronome pessoal átono, a omissão do artigo, as propriedades de seleção categorial, a concordância nominal e verbal. O estudo propõe que sejam definidas metodologias acompanhadas de indicações mais precisas sobre o tipo de atividades a serem desenvolvidas na sala de aulas e que tenham em consideração dados sobre a competência linguística dos alunos com vista a promover sequências de aprendizagem e a reduzir os efeitos da fossilização das estruturas do sistema da interlíngua dos aprendentes.

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Publicado
2024-07-31
Como Citar
Companhia, C. (2024). Áreas críticas da gramática dos alunos do Ensino Secundário Geral em Moçambique: descrição linguística e implicações pedagógicas. Indagatio Didactica, 16(2), 71-90. https://doi.org/10.34624/id.v16i2.36025
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática