Uma abordagem das Sequências de Ensino Investigativo no Piauí (Brasil): análise e conclusões para o ensino de ciências

Palavras-chave: Ensino de Ciências por Investigação, Ensino de Biologia, PROFBIO, Ferramenta de análise

Resumo

O Ensino de Ciências atualmente enfrenta críticas por sua abordagem frequentemente teórica e passiva, fornecendo aos alunos um papel bastante passivo, fazendo com que apenas recebam informações sem reflexões. Diante desse contexto, têm sido defendidas abordagens como o Ensino por Investigação, em que os alunos são estimulados a se envolverem de forma ativa na busca por soluções para os problemas propostos. O Mestrado Profissional em Ensino de Biologia propõe-se a apoiar os professores que estão em exercício, na busca de novas abordagens e aplicações em sala de aula. Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar no PROFBIO, no Piauí, Brasil, os trabalhos que propõem Sequências de Ensino Investigativo utilizando a ferramenta de Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação, de Cardoso e Scarpa (2018). A pesquisa, de natureza qualitativa documental, analisou um conjunto de trabalhos do Programa nos seus primeiros três anos (2017-2020). Os resultados indicam características do ensino de ciências por investigação (EnCI), evidenciando elementos como o estímulo ao interesse dos alunos, a definição de problemas e o incentivo à comunicação em grupo. No entanto, observamos uma lacuna no elemento voltado para o estímulo à reflexão pós-investigação. A análise nos permitiu inferir que as sequências construídas no ensino de biologia no Piauí, apresentam elementos investigativos, podendo tornar a aprendizagem mais significativa para os alunos. Como implicações desta pesquisa, sugerimos a necessidade de incorporação de elementos que oportunizem a reflexão pós-investigação para promover uma aplicação prática e mais significativa do conhecimento construído.

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Biografias do Autor

Tárgila Cristina Rodrigues de Lima, Universidade Federal do Piauí

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Amílcar Ferreira Sobral. Demonstra interesse na área de ensino, com ênfase no Ensino de Ciências por Investigação (EnCI). Atualmente, está envolvida em projetos relacionados à temática e é integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia (GEPECBio) da UFPI. Almeja contribuir para melhorias e inovações no ensino de Ciências e Biologia por meio da abordagem investigativa.

Raquel Sousa Valois, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2010) e mestrado em Educação (Eixo Temático: Educação Ambiental) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Doutora em Educação (Linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática) da Faculdade de Educação (FE-USP), na Universidade de São Paulo (USP) . Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí- UFPI, Campus Amílcar Ferreira Sobral/CAFS, ministrando as disciplinas "Metodologia das Ciências da Natureza", "Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas" e "Estágios Obrigatórios". Atualmente é coordenadora de Estágio Obrigatório no curso de Biologia e membro do Comitê de Ética em Pesquisa- CAFS/UFÌ. Tem experiência na área de Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências/biologia, formação de inicial de professores, ensino de ciências por investigação, comunidades de prática e comunidades de práticas científica.

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Publicado
2024-07-31
Como Citar
Lima, T., & Valois, R. (2024). Uma abordagem das Sequências de Ensino Investigativo no Piauí (Brasil): análise e conclusões para o ensino de ciências. Indagatio Didactica, 16(2), 31-56. https://doi.org/10.34624/id.v16i2.35998
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática