Uma abordagem das Sequências de Ensino Investigativo no Piauí (Brasil): análise e conclusões para o ensino de ciências
Resumo
O Ensino de Ciências atualmente enfrenta críticas por sua abordagem frequentemente teórica e passiva, fornecendo aos alunos um papel bastante passivo, fazendo com que apenas recebam informações sem reflexões. Diante desse contexto, têm sido defendidas abordagens como o Ensino por Investigação, em que os alunos são estimulados a se envolverem de forma ativa na busca por soluções para os problemas propostos. O Mestrado Profissional em Ensino de Biologia propõe-se a apoiar os professores que estão em exercício, na busca de novas abordagens e aplicações em sala de aula. Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar no PROFBIO, no Piauí, Brasil, os trabalhos que propõem Sequências de Ensino Investigativo utilizando a ferramenta de Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação, de Cardoso e Scarpa (2018). A pesquisa, de natureza qualitativa documental, analisou um conjunto de trabalhos do Programa nos seus primeiros três anos (2017-2020). Os resultados indicam características do ensino de ciências por investigação (EnCI), evidenciando elementos como o estímulo ao interesse dos alunos, a definição de problemas e o incentivo à comunicação em grupo. No entanto, observamos uma lacuna no elemento voltado para o estímulo à reflexão pós-investigação. A análise nos permitiu inferir que as sequências construídas no ensino de biologia no Piauí, apresentam elementos investigativos, podendo tornar a aprendizagem mais significativa para os alunos. Como implicações desta pesquisa, sugerimos a necessidade de incorporação de elementos que oportunizem a reflexão pós-investigação para promover uma aplicação prática e mais significativa do conhecimento construído.
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