As “pegadas avaliativas” de projetos de educação em ciências envolvendo cooperação: revisão da literatura (2000-2022)

  • Helena Isabel Caçador Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro; Cartas com Ciência https://orcid.org/0000-0003-0637-2369
  • Betina Silva Lopes Departamento de Educação e Psicologia, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0003-0669-1650
  • Rafael Galupa Cartas com Ciência; Molecular, Cellular and Developmental Biology (MCD) Unit, Centre de Biologie Intégrative (CBI), University of Toulouse, CNRS, UPS https://orcid.org/0000-0001-7319-043X
  • Olga † Santos Centro de Estudos de Educação e Inovação, Politécnico de Leiria https://orcid.org/0000-0001-9119-9278
  • Mariana R. P. Alves Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro; Cartas com Ciência https://orcid.org/0000-0002-0796-2101
Palavras-chave: Monitorização, Procedimentos avaliativos, Parcerias, Educação em ciências

Resumo

As agendas internacionais para o desenvolvimento têm definido vários objetivos ao longo das últimas duas décadas, incluindo uma “educação de qualidade” e o estabelecimento de parcerias que potencializam o alcance desse objetivo. Apesar da educação científica ser parte integrante de uma educação de qualidade, o impacte de projetos nestas áreas permanece pouco estudado; é, pois, indispensável considerar a avaliação enquanto área científica capaz de promover práticas metodológicas com vista à contribuição para a melhoria dos processos e alcance efetivo dos objetivos. Neste trabalho, almejou-se definir a “pegada avaliativa” de projetos de educação em ciências (PEC) que envolvessem processos de cooperação. A identificação da literatura respetiva realizou-se através de uma revisão da literatura por ‘clusterização’ assente em cinco micro clusters: três referentes aos eixos teóricos (avaliação, cooperação e educação em ciências) e dois relativos ao contexto (nível e tipo de ensino). Obteve-se um corpus final de nove artigos. Atendendo ao objetivo da investigação, a identificação da “pegada avaliativa” assenta na análise dos seguintes pontos: (i) objetivos de avaliação de cada PEC, (ii) identificação de um modelo/abordagem de avaliação (incluindo opções metodológicas), assim como (iii) respetivos papéis dos diferentes atores (pessoas/organizações). Partindo desta caracterização enquadra-se os processos de avaliação dos PEC implicados em três paradigmas (positivista, construtivista e socioconstrutivista). O panorama que emerge, além de uma escassez de estudos na interseção das áreas de interesse, é o de identificação de “pegadas” (por estudo e ponto de análise) com predominância numa perspetiva positivista. É ainda evidente a carência de sustento teórico. Estes resultados sugerem uma “não rentabilização” da avaliação enquanto área científica relevante, comprometendo o processo de alcance dos objetivos dos projetos.

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Biografia do Autor

Helena Isabel Caçador, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro; Cartas com Ciência

Atualmente, Helena Caçador está a frequentar o Programa de Doutoramento em Educação, Ramo de Supervisão e Avaliação, na Universidade de Aveiro, onde também desempenha o papel de investigadora integrada no CIDTFF com uma bolsa da FCT. No momento, está a realizar investigação sobre a Avaliação de Projetos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, intitulada: "EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO ÂMBITO DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO: UM ESTUDO DE CASO AVALIATIVO DE UMA ABORDAGEM SOCIOCONSTRUTIVISTA", e tem como objetivo continuar na investigação e no ensino. Dedicou a maior parte da sua vida à busca de novos conhecimentos, tendo concluído uma licenciatura em Bioquímica na Universidade do Algarve (2006), um curso livre em Educação Básica (2013) e um mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (2015), sendo os dois últimos na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. A nível profissional, lecionou desde 2009 até 2022, no ensino primário, secundário e superior, o que lhe permitiu manter um percurso ativo de reflexão e aprendizagem. 

Publicado
2024-12-28
Como Citar
Caçador, H., Lopes, B., Galupa, R., Santos, O. †, & Alves, M. (2024). As “pegadas avaliativas” de projetos de educação em ciências envolvendo cooperação: revisão da literatura (2000-2022). Indagatio Didactica, 16(4), 179-204. https://doi.org/10.34624/id.v16i4.35968
Secção
Políticas e Avaliação em Educação