A pandemia e a educação remota: Percepções de estudantes de educação superior no Brasil e no México
Resumo
Introdução: Esta pesquisa objetiva analisar as percepções de estudantes de nível superior após a pandemia COVID-19 em relação às suas experiências com a educação remota. A tecnologias digitais constituem uma das revoluções deste século, atuando como parceira do ser humano e suscitando o horizonte do pós-humano.
Metodologia: O instrumento de coleta de dados foi um questionário auto aplicado com perguntas fechadas e abertas a amostras de conveniência de estudantes de uma universidade particular e uma pública do Brasil e uma pública do México, com desagregação das.os estudantes de educação da primeira. As turmas foram selecionadas aleatoriamente.
Resultados: A pandemia envolveu um complexo de crises, sanitária, laboral, econômica e social, que interferiram na vida estudantil. A educação remota se defrontou com o hiato digital quanto às conexões, equipamentos e capital digital, com efeitos regressivos para as.os para as.os alunos menos favorecidas.os. A perspectiva das.os respondentes em face da educação remota é de menor vantagem em face da presencial.
Discussão: Questão mais grave é, porém, a da ética no desenvolvimento tecnológico, muito mais rápido que as reflexões filosóficas sobre suas finalidades e normatização do seu uso. Esta rapidez em grande parte se deve ao paradigma de mercado, que preside o desenvolvimento tecnológico e que visa à maximização da produtividade e dos lucros.
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