Sociedade, Tecnologias de Apoio, Acessibilidade e Inclusão: qual a relação?

  • Jaime Ribeiro aTOPlab – Assistive Technology and Occupational Performance Laboratory, ciTechCare - Center for Innovative Care and Health Technology, Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria https://orcid.org/0000-0002-1548-5579
  • Jenny Sousa CICS.NOVA.IPLeiria, CI&DEI, CLLC, ESECS, Politécnico de Leiria
  • Catarina Mangas Politécnico de Leiria
Palavras-chave: Sociedade, Tecnologias de Apoio, Acessibilidade, Inclusão

Resumo

Considerando o descrito, surgem a VII Conferência Internacional para a Inclusão (INCLUDiT) e a I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (CTeCA) que tiveram lugar em Leiria, no dia 18 de março de 2023. Estes eventos procuraram fomentar o diálogo, a partilha e a divulgação científica de investigações, assim como boas práticas e experiências nas áreas da inclusão, acessibilidade e tecnologias de apoio, numa lógica multidisciplinar. Para o efeito, foi considerada uma ampla diversidade de áreas temáticas, nomeadamente: Educação inclusiva; Tecnologias da informação e comunicação para a inclusão; Inclusão pelas artes e cultura; Comunicação acessível; Saúde e bem-estar para TODOS e Património e turismo acessível.
Estas temáticas foram consideradas numa formação acreditada para professores, intitulada “Rumo a uma educação para todos/as”, que teve como objetivos sensibilizar os Educadores/Professores para a importância da educação inclusiva e para a necessidade de explorar recursos acessíveis, reforçar a importância da literacia tecnológica em indivíduos com necessidades específicas e dar a conhecer tecnologias de apoio à educação para todos.
Dos trabalhos apresentados, emergiu conhecimento técnico-científico que não pode deixar de ser partilhado. Neste sentido, e fruto das parcerias estabelecidas, foram publicados um livro e um conjunto de artigos em revistas científicas, como a que aqui apresentamos.
Nesta edição, podemos ler quatro artigos que debatem Políticas e Avaliação e dois artigos que expõem evidência da forma como as Tecnologias (Digitais) podem contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência e incapacidade.
Esperamos contribuir para a sensibilização e desenvolvimento científico nesta área, tão particular como necessária.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2024-02-28
Como Citar
Ribeiro, J., Sousa, J., & Mangas, C. (2024). Sociedade, Tecnologias de Apoio, Acessibilidade e Inclusão: qual a relação?. Indagatio Didactica, 16(1), 1-8. https://doi.org/10.34624/id.v16i1.35938
Secção
Editorial