Uso de robôs educativos no desenvolvimento do pensamento computacional em alunos com multideficiência, no 1º CEB: uma experiência educativa

  • Sandra Marina Garcia Gonçalves Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus
  • Graça Maria Carlos Morgado Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus
Palavras-chave: Multideficiência, Pensamento Computacional, Robôs Educativos

Resumo

No contexto de formação contínua de professores, mais especificamente no âmbito da Capacitação Digital de Docentes – Nível 2, desenvolveu-se uma experiência educativa, com alunos com multideficiência que frequentam o 1º CEB, no sentido de melhorar o conhecimento sobre o uso de robôs educativos para o desenvolvimento do pensamento computacional. Metodologicamente, este estudo recorreu à observação direta dos participantes e recolha de informação de forma digital, na interação dos alunos com dois robôs educativos. Conclui-se que os alunos com multideficiência, participantes neste estudo, conseguiram trabalhar alguns dos pilares do pensamento computacional, desenvolvendo competências promotoras da qualidade de vida e da inclusão na comunidade.

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Publicado
2024-02-28
Como Citar
Gonçalves, S., & Morgado, G. (2024). Uso de robôs educativos no desenvolvimento do pensamento computacional em alunos com multideficiência, no 1º CEB: uma experiência educativa. Indagatio Didactica, 16(1), 95-109. https://doi.org/10.34624/id.v16i1.35935
Secção
Tecnologias (Digitais) em Educação