O impacto das Tecnologias de Apoio para pessoas com Perturbação do Espetro do Autismo: uma análise videográfica

  • Catarina Tomé Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria
  • Sara Sousa Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria
  • Inês Jordão Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria
  • Mariana Santos Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria
  • Jaime Ribeiro aTOPlab – Assistive Technology and Occupational Performance Laboratory, ciTechCare - Center for Innovative Care and Health Technology, Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria https://orcid.org/0000-0002-1548-5579
Palavras-chave: YouTube, Tecnologias de Apoio, Perturbação do Espetro do Autismo

Resumo

A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma alteração neurodesenvolvimental, que se expressa mediante alterações e défices nas competências sociais e de comunicação. As Tecnologias de Apoio (TA) são recursos tecnológicos utilizados para facilitar ou habilitar a comunicação de pessoas com disfunções comunicativas. Assumem-se como uma ferramenta de inclusão, ao permitirem o acesso à comunicação, à autonomia pessoal e social, promovendo a interação com os pares e contextos envolventes. Almejou-se averiguar qual o impacto que as TA têm na vida das pessoas com PEA. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, concretizada por meio de uma análise videográfica, acerca da tecnologia e autismo, por meio da plataforma YouTube. Os dados recolhidos foram analisados no software webQDA, tendo por base os códigos da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF). Através da análise videográfica e da literatura, constatou-se que as TA mostram ser benéficas para o desenvolvimento de competências de pessoas com PEA, sendo que as mais evidentes foram: a comunicação, interação social, concentração e atenção, cognição e expressão emocional. Com a realização do presente estudo percebeu-se que a utilização das TA na intervenção com pessoas PEA, implica um impacto positivo em diversas competências e ocupações, sendo um mediador no que concerne ao ganho de autonomia e independência.

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Publicado
2024-02-28
Como Citar
Tomé, C., Sousa, S., Jordão, I., Santos, M., & Ribeiro, J. (2024). O impacto das Tecnologias de Apoio para pessoas com Perturbação do Espetro do Autismo: uma análise videográfica. Indagatio Didactica, 16(1), 73-94. https://doi.org/10.34624/id.v16i1.35932
Secção
Tecnologias (Digitais) em Educação