A prática da educação inclusiva nas escolas profissionais a partir do DL 54/2018: perceção dos docentes e formadores

Palavras-chave: Inclusão social, ensino profissional, desenvolvimento de competências, formação profissional

Resumo

A escola é cada vez mais palco da heterogeneidade de alunos com necessidades específicas, oriundos de contextos socioeconómicos e culturais diversificados. Neste contexto, a inclusão assume-se como uma das prioridades das escolas – incluindo as escolas profissionais – materializada através da aplicação de um conjunto de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, de acordo com o Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho (DL). Através da aplicação de um inquérito por questionário aos docentes/formadores de escolas profissionais e partindo da ideia de uma escola democrática e inclusiva, objetivou-se entender a perceção dos docentes/formadores de escolas profissionais no que toca aos resultados da aplicação das medidas previstas pelo normativo, no contexto do ensino profissional. Pretendeu-se compreender em que medida estes profissionais consideram que a aplicação destas medidas promove a aprendizagem/desenvolvimento de competências e conhecimentos na área de formação, e almejou-se saber se, no entender destes docentes/formadores, a aplicação do DL está, de facto, a promover a inclusão dos alunos sujeitos a medidas. Foi possível perceber que, de um modo geral, os docentes/formadores consideram que as medidas estão a surtir o efeito desejado, apesar de apontarem um conjunto de limitações que comprometem o sucesso da aplicação do disposto no diploma legal no âmbito do ensino profissional.

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Publicado
2024-02-28
Como Citar
Fontes, A., & Silva, M. (2024). A prática da educação inclusiva nas escolas profissionais a partir do DL 54/2018: perceção dos docentes e formadores. Indagatio Didactica, 16(1), 59-72. https://doi.org/10.34624/id.v16i1.35929
Secção
Políticas e Avaliação em Educação