Formar para incluir: um programa nacional de capacitação de formadores

  • Isabel Piscalho Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Centro de Investigação em Artes e Comunicação - Pólo literacia digital e inclusão social
  • Susana Colaço Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Centro de Investigação em Artes e Comunicação - Pólo literacia digital e inclusão social
  • Lia Pappámikail Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Centro de Investigação em Qualidade de Vida
  • Marisa Correia Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Centro de Investigação em Qualidade de Vida
  • Inês Cardoso Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Centro de Investigação em Qualidade de Vida
Palavras-chave: ambientes de aprendizagem inclusivos, diversidade, educação inclusiva, equidade, formação

Resumo

Neste artigo, dar-se-á conta da experiência de construção e implementação de um programa de capacitação, com base nos resultados do seu processo de avaliação, em particular os inquéritos por questionário preenchidos pelos formandos. Esta experiência resultou de um conjunto de opções, centradas no princípio de coconstrução de um processo formativo que incluiu a aferição da sua pertinência no quadro da promoção da qualidade e eficiência do sistema de educação e formação, designadamente no que concerne à problematização e disponibilização de instrumentos para a concretização de uma escola plenamente organizada, em todas as suas dimensões, numa perspetiva inclusiva. Abordar-se-ão dois eixos fundamentais: i. produção de recursos de apoio à educação inclusiva, concebidos na ótica da capacitação de docentes, numa perspetiva não prescritiva, mas no sentido da reflexão, da tomada de decisão consciente e da adoção de práticas educativas com suporte efetivo no conhecimento disponível; ii. reforço do investimento na capacitação de docentes - incluindo, naturalmente, os que presentemente desempenham funções de administração - em matéria de equidade, segundo critérios de inclusão e justiça escolar, por forma a contribuir para o reconhecimento das dimensões política, ética e deontológica do exercício profissional de funções públicas, para o apoio à ação das escolas, nomeadamente, para a promoção de ambientes educativos e de práticas mais inclusivas.

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Publicado
2024-02-28
Como Citar
Piscalho, I., Colaço, S., Pappámikail, L., Correia, M., & Cardoso, I. (2024). Formar para incluir: um programa nacional de capacitação de formadores. Indagatio Didactica, 16(1), 39-58. https://doi.org/10.34624/id.v16i1.35926
Secção
Políticas e Avaliação em Educação