Parcerias entre a Escola e as Organizações Comunitárias na formação de cidadãos: O caso do Projeto Redes na Quint@

  • Jenny Sousa CICS.NOVA.IPLeiria, CI&DEI, CLLC, ESECS, Politécnico de Leiria
  • Antónia Barreto ESECS, CI&DEI, Politécnico de Leiria
  • Carolina Cravo Técnica Superior – InPulsar (Associação para o Desenvolvimento Comunitário)
Palavras-chave: Escola, parcerias institucionais, competências pessoais e sociais, educação para a cidadania

Resumo

A escola é uma das instituições a quem compete a preparação dos cidadãos de amanhã, promovendo competências para uma cultura democrática e aprendizagens com impacto a nível cívico, ou seja, no relacionamento interpessoal e intercultural. Ao estabelecer parcerias com outras organizações comunitárias de intervenção social, a escola promove a criação de sinergias e recursos, encontrando soluções de complementaridade na preparação de alunos mais conscientes. Nesta linha de orientação, o Agrupamento de Escolas de Marrazes - Leiria é parceiro de várias organizações da sociedade civil, designadamente do projeto Redes na Quint@, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências intelectuais, pessoais e sociais das crianças e jovens que nele participam. A parceria entre o Agrupamento de Escolas e o projeto Redes na Quint@ demonstra que é possível desenvolver práticas promotoras de democracia, através da participação plural e responsável, onde todos têm um papel determinante na construção de sociedades mais justas e inclusivas, num quadro de respeito pela diversidade.

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Publicado
2024-02-28
Como Citar
Sousa, J., Barreto, A., & Cravo, C. (2024). Parcerias entre a Escola e as Organizações Comunitárias na formação de cidadãos: O caso do Projeto Redes na Quint@. Indagatio Didactica, 16(1), 9-22. https://doi.org/10.34624/id.v16i1.35914
Secção
Políticas e Avaliação em Educação