Avaliação Formativa na Era Digital: A Perspetiva de um Grupo de Alunos do Ensino Secundário

Palavras-chave: avaliação formativa digital, processos avaliativos, dimensões da avaliação formativa

Resumo

A avaliação formativa desenvolve-se a par dos processos de ensino promovendo a regulação do ensino e da aprendizagem. Os estudos têm vindo a demonstrar como a mediação das tecnologias digitais facilita a avaliação formativa e a aprendizagem dos alunos. Não obstante, coloca desafios a professores e a alunos. Estes pressupõem que os diversos atores educativos possuam skills que favoreçam o uso de tecnologias digitais no desenvolvimento de novas pedagogias, considerando as necessidades formativas dos alunos. No estudo aqui apresentado, seguimos uma metodologia de investigação-ação para aferir o impacto da avaliação formativa digital, na aprendizagem dos alunos, e estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática da avaliação formativa digital que permitisse gerar conhecimento contextualizado e relevante. O trabalho de campo foi realizado numa escola secundária, tendo como participantes um grupo de alunos a frequentar o décimo ano. Esses alunos foram escolhidos em função do seu grupo de professores a quem foi proporcionada uma oficina de formação para a implementação de práticas avaliativas em ambientes digitais. A análise dos dados recolhidos, de natureza quantitativa e qualitativa, evidenciou a perspetiva dos alunos sobre a forma como a avaliação formativa digital contribui para melhorar a qualidade das aprendizagens, especialmente, quando os processos privilegiam a cooperação e a interatividade entre os intervenientes. No presente artigo centramo-nos no objetivo de identificar o modo como as dimensões da cultura de avaliação digital foram integradas nas práticas avaliativas e quais as estratégias que os alunos consideraram de maior utilidade para a sua aprendizagem.

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Biografias do Autor

Maria Prazeres Casanova, LE@D – Universidade Aberta

Investigadora Integrada no LE@D – Universidade Aberta

Lúcia Amante, LE@D – Universidade Aberta

Investigadora integrada LE@D – Universidade Aberta

Isolina Oliveira, LE@D – Universidade Aberta

Investigadora integrada LE@D – Universidade Aberta

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Publicado
2024-07-31
Como Citar
Casanova, M., Rocha, A., Amante, L., & Oliveira, I. (2024). Avaliação Formativa na Era Digital: A Perspetiva de um Grupo de Alunos do Ensino Secundário. Indagatio Didactica, 16(2), 265-286. https://doi.org/10.34624/id.v16i2.35899
Secção
Tecnologias (Digitais) em Educação