Transformações educacionais no Sul do Brasil: do ocaso do Curso Normal à alvorada da Educação Profissional e Tecnológica
Resumo
Nesta pesquisa, tem-se como objeto de estudo o Curso Normal, que consiste na formação de professores, em nível médio, para os anos iniciais do Ensino Fundamental e ducação Infantil. Assim, o objetivo do estudo consiste em analisar os sentidos de aproximações e distanciamentos de Curso Normal com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a partir das experiências de formação de professores para os anos iniciais em escolas do Curso Normal de dois municípios do Estado do Rio Grande do Sul, região sul do Brasil. A produção de dados contou com pesquisas documentais e bibliográficas, questionário com os estudantes do Curso Normal, dois Grupos Focais e o Grupo de Interlocução realizado com a coordenação do Curso . Como aporte teórico-metodológico, e técnica de análise, recorreu-se à Análise dos Movimentos de Sentidos. A partir da análise, evidenciaram-se sentidos de aproximação e distanciamento. Os resultados indicam que o Curso, apesar de estar encaminhando-se ao ocaso, segue existindo e resistindo às implementações de políticas que não o contemplam e contribuem para que seja reduzido a itinerário formativo, assim as políticas apresentam-se como ameaça. A existência do Curso Normal e sua resistência diante das políticas só é possível devido ao trabalho pedagógico desenvolvido pelos sujeitos o constituem.
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