Observações sobre o envolvimento em problemas matemáticos históricos com a ajuda do ChatGPT para trabalho em sala de aula em escolas e cursos de graduação

Palavras-chave: Inteligência Artificial com ChatGPT versão 3.5 (IA), História da Matemática (HM), Visualização em Matemática, calculadoras com CAS, Geometria Dinâmica

Resumo

Atualmente, há grande interesse em incorporar o uso da Inteligência Artificial com ChatGPT versão 3.5 (IA) no cotidiano escolar. Tem sido utilizado, por exemplo, na busca de informações, no processamento de grandes volumes de dados para realização de testes e em cálculos. Contudo, relatamos aqui alguns riscos ao explorarmos, com a IA, alguns temas que envolvem problemas clássicos da História da Matemática (HM), que são fonte inestimável de recursos educacionais para a sala de aula. A partir do exposto, propomos uma lista não exaustiva de considerações para o trabalho em sala de aula com esse recurso computacional, bem como alguns caminhos de desenvolvimento para a melhoria dos processos da IA.

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Publicado
2024-07-31
Como Citar
Diaz-Barriga, E., & Martins, J. A. (2024). Observações sobre o envolvimento em problemas matemáticos históricos com a ajuda do ChatGPT para trabalho em sala de aula em escolas e cursos de graduação. Indagatio Didactica, 16(2), 321-340. https://doi.org/10.34624/id.v16i2.35776
Secção
Tecnologias (Digitais) em Educação