Descrição de Propostas didáticas com orientação CTS promotoras do Pensamento Crítico: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Resumo
Este artigo assenta numa Revisão Sistemática de Literatura (RSL), sobre Educação em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) promotora do Pensamento crítico (PC), tendo como questão de investigação “Que quadros de referência sustentam propostas didáticas com orientação CTS promotoras do PC?”. Os objetivos consistem em caracterizar a perspetiva do processo de ensino e aprendizagem (ensino/papel do Professor, aprendizagem/papel do Aluno, conceção de: a Ciência, o cientista, a Tecnologia) e explorar os elementos de concretização do processo de ensino e aprendizagem (estratégias, atividades de ensino, recursos e materiais, ambiente de sala de aula). Definiram-se termos de pesquisa nas bases de dados SCOPUS, Web of Science, RCAAP, critérios de inclusão/exclusão seguindo o protocolo PRISMA. Constituiu-se corpus de 12 artigos recorrendo à análise de conteúdo. Resultados revelam a necessidade de construir, validar e implementar novos recursos didáticos CTS/PC, em contexto de sala de aula. Estes deverão: (i) ser concebidos e implementados em contexto real de educação em ciências; (ii) resultar de um processo reflexivo de desenvolvimento e melhoria das propostas didáticas; (iii) promover, intencional e explicitamente, o PC dos alunos e (iv) envolver todos os participantes no desenvolvimento das propostas didáticas. Este artigo contribui para a discussão/reflexão acerca das orientações e especificações de desenvolvimento de propostas didáticas CTS/PC, operacionalização e implementação, para a formação de cidadãos conscientes, participativos, com literacia científica (LC), numa sociedade democrática.
Downloads
Referências
Aikenhead, G. (2009). Educação Científica Para Todos. Edições Pedago.
Archambault, É., Campbell, D., Gingras, Y., & Larivière, V. (2009). Comparing bibliometric statistics obtained from the Web of Science and Scopus. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 60(7), 1320–1326. https://doi.org/10.1002/asi.21062
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Bell, D. (2015). Science education: Trusting the frontline. School Science Review, 96(356), 19–25.
Carvalho, J., Moreira, J., & Saraiva, R. (2013). O RCAAP e a evolução do Acesso Aberto em Portugal . In E. Rodrigues, A. Swan, & A. A. Baptista (Eds.), Uma década de acesso aberto na UMinho e no mundo (SDUM, pp. 151–172). Universidade Minho.
Chiaro, S. De, & Aquino, K. A. da S. (2017). Argumentação na sala de aula e seu potencial metacognitivo como caminho para um enfoque CTS no ensino de química: uma proposta analítica. Educação e Pesquisa, 43(2), 411–426. https://doi.org/10.1590/s1517-9702201704158018
Costa, T., Lopes, S., Fernández-Llimós, F., Amante, M. J., & Lopes, P. (2012, October 18). A Bibliometria e a Avaliação da Produção Científica: indicadores e ferramentas . Actas Do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. . https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/issue/view/10
Davies, D., & Rogers, M. (2000). Pre-service Primary Teachers’ Planning for Science and Technology Activities: Influences and constraints. Research in Science & Technological Education, 18(2), 215–225. https://doi.org/10.1080/713694980
Dybå, T., & Dingsøyr, T. (2008). Empirical studies of agile software development: A systematic review. Information and Software Technology, 50(9–10), 833–859. https://doi.org/10.1016/j.infsof.2008.01.006
Ennis, R. (2013). Critical Thinking Across the Curriculum: The Wisdom CTAC Program. Inquiry: Critical Thinking Across the Disciplines, 28(2).
Ferraz, A. C., & Araújo, M. S. T. (2023). Educação CTS como Encaminhamento Didático-metodológico destinado à Aprendizagem Crítica e o Exercício da Cidadania. Indagatio Didactica, 15(1), 121–138. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32132
Fink, A. (2005). Conducting research literature reviews: From the Internet to paper (2nd ed.) (2 edition). SAGE.
Fires De Brito, J. F., Sérgio, M., & De Araújo, T. (2023). Abordagem de Aspectos da Natureza da Ciência por meio da Educação CTS no Ensino Médio. Indagatio Didactica, 15(1), 27–42. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32114
Guerrero-Márquez, I., & García-Carmona, A. (2020). La energía y su impacto socioambiental en la prensa digital: temáticas y potencialidades didácticas para una educación CTS. Revista Eureka Sobre Enseñanza y Divulgación de Las Ciencias, 17(3), 1–17. https://doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2020.v17.i3.3301
Halpern, D. F. (2014). Critical thinking across the curriculum: A brief edition of thought and knowledge. In Critical Thinking Across the Curriculum: A Brief Edition of Thought and Knowledge. https://doi.org/10.4324/9781315805719
Jiménez Becerra, J., & Rojas-Álvarez, J. (2023). STS in Engineering Education: Contributions From the Engineering, Technology and Society Network. Journal of Higher Education Theory and Practice, 23(14). https://doi.org/10.33423/jhetp.v23i14.6386
Lampert, D., Russo, M., Scandroglio, N., & Roncaglia, D. (2020). La Medicina de la Conservación: un enfoque CTS para la educación ambiental, alimentaria y de la salu. Indagatio Didactica, 12(4), 581–597.
Lopes Da Silva, E., Da, O., Santiago, P., & Vieira, R. M. (2022). Pensamento crítico em uma sequência de ensino-aprendizagem com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade tratando da temática combustíveis. Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, 21(2), 240–259.
Mansour, N. (2009). Science-Technology-Society (STS): A New Paradigm in Science Education. Bulletin of Science, Technology & Society, 29(4), 287–297. https://doi.org/10.1177/0270467609336307
Martins, I. P. (2020). Revisitando Orientações CTS/CTSA na Educação e no Ensino das Ciências. APEduC, 01, 13–29.
Martins, I. P. (2022). Educação CTS/CTSA ainda é tema de discussão? Revista Iberamericana de Ciencia, Tecnologia y Sociedad, 17(50), 123–129.
Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., Altman, D. G., & Group, T. P. (2009). Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PLOS Medicine, 6(7), e1000097-. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
OECD. (2015). Competências para o progresso social O poder das competências socioemocionais. OECD. https://doi.org/10.1787/9789264249837-pt
OECD. (2023). PISA 2022 Results (Volume I): The State of Learning and Equity in Education. OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/53f23881-en
Oliveira, R. dos S., Duarte, B. M., Kiouranis, N. M., & Gomes, L. C. (2022). Orientações ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e pensamento crítico no ensino de ciências: compreensões tecidas a partir do mapeamento de pesquisas brasileiras. Revista CTS, 17(51), 285–305.
Osborne, J., & Pimentel, D. (2023). Science education in an age of misinformation. Science Education, 107(3), 553–571. https://doi.org/10.1002/sce.21790
Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., … Moher, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, n71. https://doi.org/10.1136/bmj.n71
Petit, M. F., Solbes, J., & Torres, N. Y. (2021). El cine de ciencia ficción para desarrollar cuestiones sociocientíficas y el pensamiento crítico. Praxis & Saber, 12(29), e11550. https://doi.org/10.19053/22160159.v12.n29.2021.11550
Piassi, L., & Kimura, R. (2016). Planeta-deserto e seres ambissexuais: O estranhamento da Ficção Científica na discussão de conteúdos CTS Desert-Planet and ambisexual beings: Science-Fiction strangeness in the discussion of STS contents. Indagatio Didactica, 8(1), 1725–1737. https://doi.org/https://doi.org/10.34624/id.v8i1.11931
Silva, M., & Tenreiro-Vieira, C. (2015). Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Indagatio Didactica, 7(1), 96–114. https://doi.org/https://doi.org/10.34624/id.v7i1.2620
Sousa, A. S., & Vieira, R. M. (2019). O Pensamento Crítico na Educação em Ciências: revisão de Estudos no Ensino Básico em Portugal. Revista Da Faculdade de Educação, 29(1), 15–33. https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.29.1533
Tenreiro Vieira, C., & Marques Vieira, R. (2018a). Promover o pensamento crítico em ciências na escolaridade básica: propostas e desafios. Latinoamericana de Estudios Educativos, 15(1), 36–49. https://doi.org/10.17151/rlee.2019.15.1.3
Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. (2000). Promover o Pensamento Crítico dos Alunos - Propostas Concretas para a Sala de Aula (1a). Porto Editora.
Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. (2016). Educação em Ciências e Matemática com orientação CTS Promotora do Pensamento Crítico. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad - CTS, 11(33), 143–159.
Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. (2020). Promover o Pensamento Crítico em Contextos CTS: Desenvolvimento de Propostas Didáticas para o Ensino Básico. Indagatio Didactica, 12(4), 471–484. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21823
Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2021). Promover o Pensamento Crítico e Criativo no Ensino das Ciências: propostas didáticas e seus contributos em alunos portugueses. Investigações Em Ensino de Ciências, 26(1), 70. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p70
Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2022). Pensamento crítico e criativo para uma educação ciência-tecnologia-sociedade Pensamiento crítico y creativo para una educación ciencia-tecnología-sociedad Critical and Creative Thinking for Science-Technology-Society Education. Revista CTS, 17, 141–155.
UNESCO. (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. In International Commission on the Futures of Education. Brasília: UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/notice?id=p::usmarcdef_0000381115
van Aalderen-Smeets, S. I., & Walma van der Molen, J. H. (2015). Improving primary teachers’ attitudes toward science by attitude-focused professional development. Journal of Research in Science Teaching, 52(5), 710–734. https://doi.org/10.1002/tea.21218
Vázquez-Alonso, Á., Manassero-Mas, M.-A., & Roig, A. J. B. (2019). Aprender a pensar y actuar como científicos: juegos cooperativos en educación primaria. Indagatio Didactica, 11(2). https://doi.org/https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6790
Vieira, R. (2021). Ciência-Tecnologia-Sociedade com Pensamento Crítico na Educação em Ciências desde os primeiros anos de escolaridade. Revista Ciências & Ideias, 12, 161–172. https://doi.org/https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1898
Vieira, R. M., & Vieira, celina. (2005). Estratégias de Ensino / Aprendizagem (Instituto Piaget, Ed.). Horizontes Pedagógicos.
Vieira, R., Tenreiro-Vieira, C., & Martins, I. (2011). A Educação em Ciências com Orientação CTS (1.a). Porto: Areal Editores.
Direitos de Autor (c) 2024 Luís Filipe Torres Moreira, Rui Marques Vieira, Betina da Silva Lopes
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0