Percepção dos Estudantes sobre a Formação nos Cursos Técnicos Integrados dos Institutos Federais: Um Estudo de Caso no IFBA

Palavras-chave: Avaliação, currículo, Instituto Federal, programa, educação profissional, ensino médio integrado

Resumo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) tornou-se uma referência na oferta de cursos técnicos de nível médio, mas a avaliação desses cursos ainda é limitada. Diante disso, este estudo foi realizado no IFBA para compreender a percepção dos estudantes sobre a formação nos cursos técnicos integrados. Buscou-se realizar um estudo de caso, onde se utilizou um instrumento de coleta de dados do tipo questionário. No questionário, abordaram-se diferentes aspectos, como condições socioeconômicas, permanência, formação e empregabilidade. O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IFBA e pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) em Portugal. Os questionários foram aplicados na forma online, utilizando a ferramenta FormsUA (https://forms.ua.pt/). Os resultados revelaram que os estudantes reconhecem a importância da formação integrada e relatam o desenvolvimento de habilidades profissionais e de cidadania. No entanto, foram identificadas áreas que precisam ser aprimoradas, como os desafios socioeconômicos enfrentados pelos estudantes e a relação entre a formação teórica e prática. Esses resultados podem subsidiar melhorias nas políticas e práticas educacionais do IFBA, visando aprimorar a qualidade da formação nos cursos técnicos integrados. Além disso, contribuem para o avanço da avaliação de programas nos Institutos Federais (IFs), fornecendo insights valiosos sobre a experiência dos estudantes e a efetividade da formação oferecida.

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Biografias do Autor

Luciana Argolo Correia, Universidade de Aveiro

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho Universidade Federal da Bahia (2009), Mestrado em Ciência de Alimentos Universidade Federal da Bahia (2013), Doutoranda em Educação pela Universidade de Aveiro (2019) e atualmente é professora em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal da Bahia (Campus Santo Amaro). Participou, como colaboradora do Laboratório de Bioquímica da Nutrição da ENUFBA, na determinação de vitamina A por HPLC. Foi professora do curso de Tecnólogo da Universidade Jorge Amado. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Química e Análise de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade de alimentos, dietética, análise cromatográfica de alimentos (HPLC), carotenóides, cor, estabilidade oxidativa e atividade antioxidante. É coordenadora do Curso Técnico Integrado em Informática e faz parte da Comissão de ética do Instituto Federal da Bahia

Alexandre Ventura, Universidade de Aveiro

Alexandre Ventura, antigo vice-ministro da Educação português, é professor e investigador do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal, e escritor prolífico, creditado com um vasto leque de publicações. Ele é um palestrante versátil sobre questões educacionais e tem dado muitas palestras públicas e apresentado trabalhos em um grande número de seminários e conferências em vários países. Ele tem fortes interesses e conexões internacionais. É palestrante e consultor internacional em questões educacionais. Depois de se licenciar na Universidade de Aveiro como Professor de Português e Francês (1987) obteve o grau de Mestre em Ciências da Educação, com especialização em Análise Social e Administração Educativa (1998), e um Doutoramento em Ciências da Educação (2006), ambos na Universidade de Aveiro, Portugal. Entre a sua vasta experiência a nível científico e profissional encontra-se os cargos de Professor e Investigador no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro; Membro da Equipa Nacional de Especialistas do Projeto da OCDE "Review on Evaluation and Assessment Frameworks for Improving School Results"; Presidente do Conselho Científico de Avaliação de Professores, Portugal; Coordenador do campo de Investigação Avaliação da Qualidade em Educação no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Professores da Universidade de Aveiro, Portugal; Subinspetor-Chefe da Inspeção Portuguesa de Educação; Membro da Comissão Executiva da SICI - Conferência Internacional Permanente de Inspetorias; Editor de artigos no SAGE Open; Membro do Conselho Científico Internacional da Revista Eletrônica Iberoamericana de Qualidade, Efetividade e Mudança na Educação (REICE); Membro do Conselho Editorial Internacional e revisor da revista Ensaio - Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, Brasil; Membro da RINACE - Rede Iberoamericana de Pesquisa sobre Mudança e Efetividade Escolar; Membro do Conselho Científico da RIEE - Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa. Seus principais temas de pesquisa são avaliação de desempenho docente; avaliação de impacto de programas; Auto-avaliação escolar e avaliação externa; inspeção escolar; bullying escolar; aulas particulares.

Jorge Costa Leite, Instituto Federal da Bahia

É Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Bahia e mestrado em Mecatrônica pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor universitário do Instituto Federal da Bahia, onde também foi membro do Conselho Superior e coordenador do curso. Atua com desenvolvimento de sistemas WEB, geotecnologias, sistemas acadêmicos de gestão, EAD, TV Digital, robótica móvel, Banco de Dados, aplicativos para celulares e no ensino, no nível superior e técnico, de linguagens de programação, Banco de Dados, Tecnologia Educacional, especialmente no estudo das questões que envolvem o aprendizado de novas tecnologias. Pesquisador em Data Science e análise de dados com Power BI, Tableaut, Pyhton e técnicas de análise.

Thiago Souto Mendes, Instituto Federal da Bahia

Professor Efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Pesquisador no Time de Pesquisa sobre Dívida Técnica. Pesquisador no projeto Projeto Inovar para Pessoas Negras (UFBA/IFBA/NUBANK). Pesquisador nos grupos Software Visualization Group - (SOFTVIS/UFBA), no Grupo de Informática Aplicada (GIA/IFBA), no Laboratório de Engenharia de Software (LABES2/UFBA). Coordenador dos projetos de extensão LAB IFMAKER SANTO AMARO: Comunidade de Práticas Colaborativas do Recôncavo Baiano e do Grupo Besouras Digitais, mulheres na tecnologia e computação. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2018), Mestre pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Vale do Rio Doce (2005). Já participou de vários outros cursos de formação complementar na área da computação. Já atuou na iniciativa privada ocupando cargos de análise e gerência de projetos. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atua principalmente nos seguintes temas: Dívida Técnica, Visualização de Software, Gerência de Projetos e Evolução de Software. Além disso, participa de projetos de extensão e sociais que envolvem informática aplicados à educação e a Cultura Maker.

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Publicado
2024-07-31
Como Citar
Correia, L., Ventura, A., Leite, J., & Mendes, T. (2024). Percepção dos Estudantes sobre a Formação nos Cursos Técnicos Integrados dos Institutos Federais: Um Estudo de Caso no IFBA. Indagatio Didactica, 16(2), 239-264. https://doi.org/10.34624/id.v16i2.35644
Secção
Políticas e Avaliação em Educação