Inclusão e o novo currículo: constrangimentos e desafios da extensão do regime de monodocência para a 6.ª classe em Moçambique

Palavras-chave: Inclusão/Educação Inclusiva, currículo, monodocência, formação de professores

Resumo

O estudo que se apresenta baseia-se em evidências que mostram que, em alguns contextos africanos (e.g. Angola), a extensão do modelo de monodocência para as 5.ª e 6.ª classes pode constituir um constrangimento na prossecução da melhoria da qualidade de ensino (Mayembe, 2016, Alfredo, 2020). Esta pesquisa, conduzida em 2022, parte do problema da fraca qualidade de ensino-aprendizagem, evidenciado no facto de vários alunos terminarem o ensino primário sem saber ler e escrever, o que, entre outros fatores (e.g., falta de professores e de salas de aula), conduziu a uma reforma curricular, assente na extensão da monodocência a todo o ensino primário. O estudo procura apresentar uma análise crítica sobre a introdução da monodocência na 6.ª classe, explorando as perspetivas dos professores sobre este assunto. A preocupação que orientou a realização desta pesquisa é compreender os constrangimentos e os desafios da extensão da monodocência no ensino primário em Moçambique, um contexto multilingue, em que as línguas maternas de origem bantu são co-línguas, já em uso no ensino, e de inclusão/Educação inclusiva. Os dados para análise foram extraídos de documentos do Ministério da Educação, das grelhas de observação de aulas e de inquéritos dirigidos a 12 professores da 6.ª classe, da zona rural, na província de Maputo, e da zona urbana, na cidade de Maputo, com recurso a uma abordagem qualitativa. As principais conclusões apontam para a existência de constrangimentos iminentes de agravamento da fraca qualidade do ensino e de exclusão funcional dos alunos, devido à falta de domínio dos conteúdos de certas disciplinas por parte de muitos professores.

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Biografias do Autor

Leonarda Jacinto Menezes, Universidade Eduardo Mondlane

Moçambicana, doutora em Letras e Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia, Brasil, investigadora e docente na FLCS, Universidade Eduardo Mondlane

Osvaldo Carlos Faquir, Universidade Eduardo Mondlane

[1] Moçambicano, doutorado em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, docente e investigador na FLCS-UEM e investigador filiado no Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGA-ILTEC).

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Publicado
2024-07-31
Como Citar
Milice, G., Menezes, L., & Faquir, O. (2024). Inclusão e o novo currículo: constrangimentos e desafios da extensão do regime de monodocência para a 6.ª classe em Moçambique. Indagatio Didactica, 16(2), 113-130. https://doi.org/10.34624/id.v16i2.35584
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática