A Educação Ambiental nos Currículos de Licenciatura em Ciências Biológicas: um Olhar para a Formação de Professores

Palavras-chave: Educação Ambiental, Currículos, Formação de professores, Crise ambiental

Resumo

Este estudo investiga a presença e abordagem da Educação Ambiental (EA) nos currículos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas no Brasil que possuem nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes até 2021. Utilizando uma abordagem qualitativa, realizamos uma análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de 18 instituições brasileiras. A metodologia envolveu a identificação e análise das informações relacionadas à EA nos PPCs, com foco na presença de disciplinas específicas e no tratamento transversal do tema ao longo do currículo. Os resultados destacam lacunas na inclusão e tratamento da EA nos currículos de formação inicial de professores, apontando para a necessidade de mudanças na configuração das disciplinas, inclusão de disciplinas obrigatórias, formação continuada dos professores e abordagem interdisciplinar e transversal da EA. Essa pesquisa ressalta a importância da EA crítica na formação de professores e estudantes como agentes transformadores diante dos desafios ambientais contemporâneos, visando um futuro mais justo e sustentável.
 

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Publicado
2024-07-31
Como Citar
Rodrigues, L., de Sousa, M., & Schnorr, S. (2024). A Educação Ambiental nos Currículos de Licenciatura em Ciências Biológicas: um Olhar para a Formação de Professores. Indagatio Didactica, 16(2), 13-30. https://doi.org/10.34624/id.v16i2.35482
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática