Utilizando o GeoGebra Discovery no contexto da Geometria Plana em uma formação de professores de matemática

Palavras-chave: GeoGebra Discovery, Formação de Professores de Matemática, Geometria Plana, Educação Matemática e Tecnologias

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento e resultados de uma formação continuada de professores de matemática para o estudo e a exploração de tópicos da Geometria Plana com a utilização do GeoGebra Discovery, uma versão experimental do GeoGebra com a qual é possível, devido a um conjunto de Ferramentas de Raciocínio Automático (ART), a verificação de propriedades da Geometria Plana, algumas apontadas na literatura como teoremas. O objetivo dessa formação foi permitir uma reflexão sobre o possível uso educacional das ART para utilização na prática docente. Por meio da promoção de uma oficina didática remota, pela plataforma Teams, esse estudou investigou, com os participantes, possibilidades de criação colaborativa de estratégias pedagógicas para o uso das ART no ensino de Geometria Plana. Empregou-se nessa investigação de cunho qualitativo os pressupostos metodológicos do Design Research para a criação, execução e condução do curso de formação, com a participação de cinco professores, que atuam na Educação Básica ou no Ensino Superior, em instituições brasileiras. Para analisar os dados coletados recorreu-se à teoria TPACK (sigla em inglês para Technological Pedagogical Content Knowledge), proposta por Mishra e Koehler. Esse aporte teórico permitiu identificar a quais conhecimentos pedagógico, tecnológico e do conteúdo os participantes recorreram ao longo do curso de formação continuada com a utilização do software, bem como identificar as dificuldades enfrentadas por eles ao longo do curso, a fim de implementarem em suas práticas pedagógicas o GeoGebra Discovery.

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Publicado
2024-07-31
Como Citar
Abar, C., & Souza, D. (2024). Utilizando o GeoGebra Discovery no contexto da Geometria Plana em uma formação de professores de matemática. Indagatio Didactica, 16(2), 363-386. https://doi.org/10.34624/id.v16i2.35191
Secção
Tecnologias (Digitais) em Educação