Ensino Profissional: À descoberta do erro nos gráficos estatísticos

Palavras-chave: Formación profesional, idoneidad didáctica, tarea estadística

Resumo

Com base no enfoque ontosemiótico de Godino e colaboradores, analisam-se as componentes da idoneidade didática da tarefa “Descobrindo o Erro: Revisões de Gráficos Estatísticos” de uma intervenção didática no ensino profissional, nível IV (16-18 anos, equivalente ao ensino secundário) em Portugal. A idoneidade didática da tarefa é orientada para a avaliar a sua adequação e em que medida pode ser melhorada. Esta investigação é qualitativa porque pretende qualificar as soluções e os diálogos dos estudantes para avaliar a idoneidade didática da tarefa. A qualificação foi feita com base numa escala de Likert de três pontos para as alíneas da adequação didática (1 - baixa, 2 - média e 3 – alta). Encontraram-se níveis altos para a adequação epistémica, cognitiva, emocional e ecológica. A adequação mediacional foi moderada, pois os alunos queixaram-se da falta de tempo para realizar a tarefa.

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Publicado
2023-06-20
Como Citar
Bogas, H., Morais, E., & Nascimento, M. (2023). Ensino Profissional: À descoberta do erro nos gráficos estatísticos. Indagatio Didactica, 15(2), 101-116. https://doi.org/10.34624/id.v15i2.32577
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática