Histórias com História da Matemática em sala de aula para o 1.º CEB: o que dizem futuros professores?

Palavras-chave: História da Matemática, histórias, 1.º Ciclo do Ensino Básico, formação de professores

Resumo

Este estudo foca-se na utilização de pequenas histórias com História da Matemática por futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e do modo como estes propõem incluí-las em sala de aula. Trata-se de um estudo exploratório, tendo como participantes 10 alunos do 1.º ano de um curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Após a leitura das histórias, implementou-se uma tarefa que foi resolvida a pares. Os participantes consideraram as histórias interessantes, incrementando a leitura, a escrita e a pesquisa pelos factos e matemáticos nelas narrados. Também sugeriram formas de as usar em sala de aula.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2023-06-20
Como Citar
de Matos, J., Aires, A., & Costa, C. (2023). Histórias com História da Matemática em sala de aula para o 1.º CEB: o que dizem futuros professores?. Indagatio Didactica, 15(2), 85-100. https://doi.org/10.34624/id.v15i2.32574
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática