Robótica educativa na formação inicial de professores: perceções sobre potenciais benefícios e obstáculos

Palavras-chave: Robótica educativa, formação inicial de professores, cenários de aprendizagem, TPACK

Resumo

Estudos da especialidade e diretrizes internacionais indicam a integração de robótica educativa na prática letiva como promotora de aprendizagens matemáticas significativas, identificando como principais obstáculos à integração da robótica educativa o elevado grau de conhecimento específico envolvido e a escassez de suporte didático. O trabalho desenvolvido na formação contínua de professores evidencia o contributo positivo da possibilidade de articular a formação teórica com a integração da robótica educativa nas práticas letivas em contextos reais, tirando partido de ferramentas objetivas na construção dos planos de aula. Discute-se o contributo de uma intervenção para mudanças na perceção de futuras professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre potenciais benefícios (PB) e potenciais obstáculos (PO) da integração da robótica educativa nas suas práticas letivas. Não se detetaram diferenças, estatisticamente significativas, entre a pré e pós intervenção ao nível de PB nem ao nível de PO. Verificou-se a valorização das potencialidades e restrições da robótica educativa, particularmente no desenvolvimento de competências de resolução de problemas e comunicação matemática.

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Publicado
2023-06-20
Como Citar
Silva, R., Costa, C., & Martins, F. (2023). Robótica educativa na formação inicial de professores: perceções sobre potenciais benefícios e obstáculos. Indagatio Didactica, 15(2), 69-84. https://doi.org/10.34624/id.v15i2.32571
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática