Práticas STEM e robótica educativa: uma proposta didática para o 1.º CEB

Palavras-chave: STEM, Robótica educativa, Articulação curricular, Cenários de aprendizagem, Proposta didática

Resumo

A educação STEM faz parte do currículo de vários países a nível mundial. Em Portugal, embora isto não se verifique de forma explicita, existe uma crescente tendência para a integração de conteúdo das disciplinas STEM, identificada em diversas iniciativas e projetos de investigação. As práticas STEM são promotoras de ambientes motivadores, que permitem aos alunos desenvolverem competências através da resolução de problemas reais, de forma interdisciplinar e com recursos e materiais tecnológicos. Ao integrar a robótica educativa – que começa a estar presente nos documentos curriculares –, potenciam-se condições favoráveis à ocorrência de aprendizagens significativas, tornam-se concretos conceitos abstratos, e desenvolvem-se competências de comunicação, liderança, gestão e cooperação. A escassez de tarefas que integrem a robótica educativa com ligações curriculares é um dos obstáculos identificados na literatura. Assim, apresentamos um cenário de aprendizagem hipotético assente no modelo de ar condicionado, estabelecendo conexões entre o conteúdo matemático - com a possibilidade de exploração de diferentes conceitos e competências, mas com conexão mais forte com o tema Organização e Tratamento de Dados -, eficiência energética e sustentabilidade. Esta proposta didática permite uma adaptação a diferentes contextos dentro do 1.º Ciclo do Ensino Básico – sugerindo propostas didáticas de ampliação para os 3.º e 4.º anos –, possibilitando a exploração de competências e conceitos matemáticos.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2023-06-20
Como Citar
Costa, S., Silva, R., Costa, C., Lopes, J., & Martins, F. (2023). Práticas STEM e robótica educativa: uma proposta didática para o 1.º CEB. Indagatio Didactica, 15(2), 53-68. https://doi.org/10.34624/id.v15i2.32559
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática