Aspectos e Questões Sociocientíficas nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD 2018

Palavras-chave: Questões sociocientíficas, Ensino de Química, Livros didáticos

Resumo

A abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) no Ensino de Ciências é importante tendo em vista que os alunos se deparam com a necessidade de se posicionar de forma crítica frente as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Essa pesquisa tem como objetivo compreender a presença de Aspectos e Questões Sociocientíficas nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD/2018 destinados a terceira série do ensino médio de Escolas brasileiras. Para isso, utilizou-se a pesquisa documental e como técnica de investigação a Análise de Conteúdo, o qual possibilitou que os objetivos traçados fossem alcançados. Em suma, aponta-se a necessidade dessas questões estarem presentes nos materiais didáticos, sendo discutidas em sala de aula e em cursos de formação inicial e continuada de professores, contribuindo para a difusão do conhecimento acerca dos benefícios da abordagem das QSC’s. Além disso, sinaliza-se a necessidade de promover oficinas que visem estimular e orientar os professores a como elaborar, adaptar e utilizar diferentes estratégias para a utilização dessas questões em sala de aula.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2023-06-20
Como Citar
Costa, M., de Lima, D., & Dantas, J. (2023). Aspectos e Questões Sociocientíficas nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD 2018. Indagatio Didactica, 15(2), 11-26. https://doi.org/10.34624/id.v15i2.32550
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática