O uso de tecnologia na coordenação de tutores em um curso de formação continuada para professores de ciências

  • Katia Cristina Mistro Prioli Universidade Federal do ABC
  • Mirian Pacheco Silva Albrecht Universidade Federal do ABC
Palavras-chave: Ensino de Ciência, Formação Continuada, Educação CTS, Modo Remoto, Tecnologia Educacional Digital

Resumo

Neste trabalho são apresentados dados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento, visando apresentar uma análise sobre o uso de Tecnologias Educacionais Digitais, num curso de pós-graduação desenvolvido para atender professores da Educação Básica. O curso foi ofertado pela Universidade Federal do ABC (UFABC), na modalidade EaD, no ano de 2020. Partimos do questionamento: Como a equipe de tutoria enfrentou os obstáculos decorrentes do período pandêmico, num curso de formação continuada para professores? Para responder esta questão usamos a pesquisa qualitativa. Os dados foram retirados de relatórios apresentados por tutores que participaram ativamente desta pós-graduação, em Ensino de Ciências, denominada “Ciência é dez!”. Como resultados parciais, evidenciamos as ações realizadas pela equipe participante do projeto, frente aos problemas e assuntos relatados pelos tutores em seus relatórios. E, assim, apontamos que os avanços da ciência e da tecnologia são inerentes à sociedade, pertinentes ao seu tempo histórico, deixando suas marcas em espaços e práticas educacionais.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2023-05-08
Como Citar
Prioli, K., & Albrecht, M. (2023). O uso de tecnologia na coordenação de tutores em um curso de formação continuada para professores de ciências. Indagatio Didactica, 15(1), 415-426. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32300
Secção
Tecnologias (Digitais) em Educação