Gamificação: uma proposta lúdica com enfoque de ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na Educação Infantil

  • Adriana Bento da Silva Cordeiro Universidade Cruzeiro do Sul
  • Vera Maria Jarcovis Fernandes Universidade Cruzeiro do Sul
  • Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul
  • Renata Gomes de Oliveira Martins Universidade Cruzeiro do Sul
Palavras-chave: Educação Infantil, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Gamificação

Resumo

A pesquisa apresenta uma análise sobre o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS na Educação Infantil juntamente com a ludicidade, em especial, a Gamificação como recurso e estratégia no processo pedagógico. A metodologia utilizada se respalda no estudo bibliográfico, em aportes teóricos, cujo objetivo da pesquisa é verificar de que forma a gamificação contribui com o enfoque CTS na Educação Infantil. Machado (2013) corrobora que o uso das Tecnologias Digitais, possibilita às crianças a aprender a pesquisar, a buscar novos conhecimentos, fazer questionamentos, se expressar, pensar e elaborar suas próprias ideias de maneira lúdica, tornando o processo de aprendizagem mais atrativo. Como resultado, verifca-se que a gamificação é uma metodologia ativa que usa ferramenta de jogos em não jogos e se apresenta como uma grande proposta para promover o ensino e aprendizagem no século XXI, mediante objetivos estabelecidos pela Cultura Digital.

Publicado
2023-05-08
Como Citar
Cordeiro, A., Fernandes, V., dos Santos, M., & Martins, R. (2023). Gamificação: uma proposta lúdica com enfoque de ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na Educação Infantil. Indagatio Didactica, 15(1), 403-414. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32297
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática