Jogo vacina: percepções apresentadas por estudantes sobre a ciência, tecnologia e sociedade
Resumo
No Ensino de Ciências os jogos educativos, além de despertar uma enorme curiosidade em sala de aula, contribuem para a inclusão de temas sociocientíficos no contexto das discussões sobre o papel da Ciência e da Tecnologia (C&T) e a sua implicação para a sociedade. Visando despertar um maior interesse pela temática foi confeccionado o “Jogo de Vacinas” enfatizando que as vacinas são os meios mais eficazes para blindar o organismo contra doenças que ameaçam a saúde. Foram sujeitos desta pesquisa 16 estudantes com idade entre 11 e 18 anos. Como instrumento de coleta de dados, recorreu-se a aplicação de cinco questões dissertativas, pré-teste (análise inicial), seguido da intervenção pedagógica (Jogo de Vacina) e a aplicação de um pós-teste (análise final). Conclui-se que o jogo Vacinas, além proporcionar uma maior assimilação do conteúdo, um aprendizado mais dinâmico e participativo, contribui para uma formação cidadã que permeia o movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0