Jogo vacina: percepções apresentadas por estudantes sobre a ciência, tecnologia e sociedade

  • Isabela Cristina da Silva Pinto
  • Juliana Resende Reis
  • Ricardo Pereira Sepini Universidade Federal de São João del Rei
Palavras-chave: Conscientização, Formação cidadã, Imunização

Resumo

No Ensino de Ciências os jogos educativos, além de despertar uma enorme curiosidade em sala de aula, contribuem para a inclusão de temas sociocientíficos no contexto das discussões sobre o papel da Ciência e da Tecnologia (C&T) e a sua implicação para a sociedade. Visando despertar um maior interesse pela temática foi confeccionado o “Jogo de Vacinas” enfatizando que as vacinas são os meios mais eficazes para blindar o organismo contra doenças que ameaçam a saúde. Foram sujeitos desta pesquisa 16 estudantes com idade entre 11 e 18 anos. Como instrumento de coleta de dados, recorreu-se a aplicação de cinco questões dissertativas, pré-teste (análise inicial), seguido da intervenção pedagógica (Jogo de Vacina) e a aplicação de um pós-teste (análise final). Conclui-se que o jogo Vacinas, além proporcionar uma maior assimilação do conteúdo, um aprendizado mais dinâmico e participativo, contribui para uma formação cidadã que permeia o movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Publicado
2023-05-08
Como Citar
Pinto, I., Reis, J., & Sepini, R. (2023). Jogo vacina: percepções apresentadas por estudantes sobre a ciência, tecnologia e sociedade. Indagatio Didactica, 15(1), 389-402. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32282
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática