Uma análise da mudança de atitudes gerais em relação ao ambiente da juventude espanhola

Palavras-chave: Atitudes em relação ao meio ambiente, mudança de atitudes ambientais, educação para a sustentabilidade

Resumo

O século XXI tem sido fértil em contribuições e iniciativas para a conservação e sustentabilidade do meio ambiente, mas seus efeitos sobre os mais jovens são relativamente desconhecidos, pois eles não costumam participar das amostras de pesquisas ambientais, geralmente voltadas para adultos. Por outro lado, a educação ambiental tornou-se um objetivo transversal do ensino, embora com diferentes intensidades e orientações. Este estudo apresenta um diagnóstico das atitudes ambientais de estudantes espanhóis de 15 anos do ensino médio por meio de um questionário e analisa sua mudança desde o início do século XXI, assim como as diferenças de gênero. Os resultados mostram uma atitude globalmente positiva em relação ao meio ambiente e identificam os traços que suscitam maior e menor concordância. Além disso, a mudança nas atitudes ambientais em relação ao início do século XXI não é significativa, com duas exceções: os alunos atuais expressam maior desesperança em relação ao futuro ambiental e responsabilizam menos os países ricos dos problemas ambientais. A análise das diferenças de gênero indica que as meninas têm melhores atitudes ambientais do que os meninos, e essas diferenças são grandes em duas características específicas: a vontade de resolver problemas ambientais, mesmo que isso signifique abrir mão de muito, e que as pessoas devem se preocupar mais em proteger o meio ambiente. Finalmente, os resultados são discutidos no âmbito de outros estudos e algumas recomendações são propostas para que a educação científica contribua para melhorar as atitudes ambientais para a sustentabilidade.

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Publicado
2023-05-08
Como Citar
Manassero-Mas, M., & Vázquez-Alonso, Ángel. (2023). Uma análise da mudança de atitudes gerais em relação ao ambiente da juventude espanhola. Indagatio Didactica, 15(1), 369-388. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32279
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática