Contribuições da Teoria Histórico-cultural da Atividade para a pesquisa sobre Questões Sociocientíficas na formação continuada de professores de Ciências

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Formação de professores, Teoria Histórico-cultural da Atividade

Resumo

O objetivo deste texto consiste em analisar as contribuições do referencial da Teoria Histórico-cultural da Atividade (THCA), a fim de identificar elementos que auxiliem na compreensão do processo de formação de professores com foco na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC), professores estes que participarão de uma pesquisa de doutorado profissional. O presente trabalho se enquadra em uma pesquisa do tipo bibliográfica, em que se buscou estabelecer aproximações entre a THCA e a pesquisa na formação de professores, com foco no trabalho com QSC. Como resultados, observou-se que a THCA apresenta concepções teóricas que se alinham tanto com concepções presentes na literatura acerca das QSC, quanto em pesquisas sobre a formação de professores. Com isso, adotar tal base teórica na pesquisa de doutorado profissional pode se apresentar como potencial alternativa para a compreensão das diversas nuances acerca das transformações inerentes às atividade dos professores de Ciências participantes.

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Publicado
2023-05-08
Como Citar
Roehrig, S., Scandelari, M., & Alves, J. (2023). Contribuições da Teoria Histórico-cultural da Atividade para a pesquisa sobre Questões Sociocientíficas na formação continuada de professores de Ciências. Indagatio Didactica, 15(1), 343-352. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32258
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática