Interacções do CTSA no ensino das ciências no ensino secundário: evolução e perspectivas

  • Nora Reverte Universitat de València
  • María Calero Universitat de València
  • Amparo Vilches Universitat de València
Palavras-chave: Educação para a Sustentabilidade, CTSA, Educação para a Sustentabilidade e SDGs, Ensino Secundário, Natureza da Ciência

Resumo

A inclusão da dimensão Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (STSE) tornou-se uma das recomendações mais amplamente aceites na investigação didáctica sobre educação científica e tecnológica. Este artigo analisa a evolução da atenção prestada a estas interacções na investigação didáctica nas Ciências Experimentais nos últimos anos, analisando as publicações em revistas, bem como em Congressos de Educação Científica na última década. Também examina o impacto da inclusão das interacções CTSA no ensino das ciências no ensino secundário. Por um lado, são analisadas as opiniões dos estudantes sobre a ciência e os seus conhecimentos sobre as interacções CTSA e, por outro lado, o currículo das disciplinas de ciência e tecnologia. Os resultados mostram que, embora a atenção dada à dimensão STST na investigação em educação científica e no currículo em geral seja considerável ao longo do período analisado, o âmbito e impacto de tal investigação no Ensino Secundário não seguiu o mesmo impulso e é ainda insuficiente. Existe uma clara necessidade de transferir os avanços da investigação didáctica no campo das relações STS para a sala de aula, a fim de educar um cidadão competente para tomar decisões informadas e responsáveis e capaz de reconhecer e apreciar o papel da ciência e da tecnologia na contribuição para sociedades mais justas e sustentáveis.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2023-05-08
Como Citar
Reverte, N., Calero, M., & Vilches, A. (2023). Interacções do CTSA no ensino das ciências no ensino secundário: evolução e perspectivas. Indagatio Didactica, 15(1), 307-316. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32237
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática