Interacções do CTSA no ensino das ciências no ensino secundário: evolução e perspectivas
Resumo
A inclusão da dimensão Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (STSE) tornou-se uma das recomendações mais amplamente aceites na investigação didáctica sobre educação científica e tecnológica. Este artigo analisa a evolução da atenção prestada a estas interacções na investigação didáctica nas Ciências Experimentais nos últimos anos, analisando as publicações em revistas, bem como em Congressos de Educação Científica na última década. Também examina o impacto da inclusão das interacções CTSA no ensino das ciências no ensino secundário. Por um lado, são analisadas as opiniões dos estudantes sobre a ciência e os seus conhecimentos sobre as interacções CTSA e, por outro lado, o currículo das disciplinas de ciência e tecnologia. Os resultados mostram que, embora a atenção dada à dimensão STST na investigação em educação científica e no currículo em geral seja considerável ao longo do período analisado, o âmbito e impacto de tal investigação no Ensino Secundário não seguiu o mesmo impulso e é ainda insuficiente. Existe uma clara necessidade de transferir os avanços da investigação didáctica no campo das relações STS para a sala de aula, a fim de educar um cidadão competente para tomar decisões informadas e responsáveis e capaz de reconhecer e apreciar o papel da ciência e da tecnologia na contribuição para sociedades mais justas e sustentáveis.
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