Concepções sobre a tecnologia nos livros didáticos de Física do PNLD 2018

Palavras-chave: Livro didático de Física, Natureza da tecnologia, concepções sobre tecnologia, Educação CTS

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar as concepções sobre tecnologia presentes nos livros didáticos de Física do 3º ano do Ensino Médio do PNLD 2018. Ao focar o tema energia elétrica, buscou-se analisar quais são as concepções sobre tecnologia de acordo com as concepções de Determinismo, Instrumentalismo, Substantivismo e Teoria Crítica/Adequação Sociotécnica. A pesquisa se caracterizou de natureza qualitativa e do tipo análise documental. Os dados constituídos foram analisados pela Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos indicam que existe uma prevalência de concepções instrumentalistas com alguns avanços na construção da Teoria crítica/Adequação sociotécnica em algumas obras. Este exercício levanta importantes pontos a serem considerados para os enfrentamentos a serem realizados dentro dos pressupostos da Educação CTS.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2023-05-08
Como Citar
Berto, J., & Lorenzetti, L. (2023). Concepções sobre a tecnologia nos livros didáticos de Física do PNLD 2018. Indagatio Didactica, 15(1), 273-284. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32231
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática