Concepções sobre a tecnologia nos livros didáticos de Física do PNLD 2018
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar as concepções sobre tecnologia presentes nos livros didáticos de Física do 3º ano do Ensino Médio do PNLD 2018. Ao focar o tema energia elétrica, buscou-se analisar quais são as concepções sobre tecnologia de acordo com as concepções de Determinismo, Instrumentalismo, Substantivismo e Teoria Crítica/Adequação Sociotécnica. A pesquisa se caracterizou de natureza qualitativa e do tipo análise documental. Os dados constituídos foram analisados pela Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos indicam que existe uma prevalência de concepções instrumentalistas com alguns avanços na construção da Teoria crítica/Adequação sociotécnica em algumas obras. Este exercício levanta importantes pontos a serem considerados para os enfrentamentos a serem realizados dentro dos pressupostos da Educação CTS.
Downloads
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0