Exposição itinerante sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável: uma ferramenta para a Educação para a Sustentabilidade

  • Olga Mayoral Universitat de València
  • Tatiana Pina Universitat de València
  • Àngels Ull Universitat de València
  • María Calero Universitat de València
  • José Cantó Universitat de València
  • Tatiana Pina Universitat de València
  • Amparo Vilches Universitat de València
Palavras-chave: Exposição itinerante, Educação para a Sustentabilidade (EDS), SDG, Recurso educativo, Educação não formal

Resumo

Este artigo centra-se no impacto e nas possibilidades educacionais de uma exposição itinerante sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A exposição foi inaugurada em 2019 como parte de um projecto de investigação centrado na formação de professores do ensino secundário e tem uma versão em espanhol e outra em valenciano, a fim de contribuir para a sua divulgação mais ampla. O objectivo deste recurso é duplo: por um lado, reorientar o projecto de ensino das diferentes disciplinas para incorporar a formação de competências em Sustentabilidade, facilitando a implementação de propostas inovadoras, e, por outro lado, gerar dinâmicas de trabalho colaborativo para a concepção de actividades que incorporem a Sustentabilidade no ensino, incluindo exemplos de boas práticas.
Foi exibido em mais de 20 ambientes educativos, principalmente no Ensino Secundário e no ambiente universitário valenciano, permanecendo cerca de duas ou três semanas em cada um deles. Os resultados do estudo sublinham a necessidade de implementar intervenções pedagógicas específicas que vão além da sua contemplação, ou seja, desenvolver actividades específicas em torno da Exposição para facilitar a compreensão da Agenda 2030 e assegurar o envolvimento individual e colectivo da comunidade educativa com os ODS.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2023-05-08
Como Citar
Mayoral, O., Pina, T., Ull, Àngels, Calero, M., Cantó, J., Pina, T., & Vilches, A. (2023). Exposição itinerante sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável: uma ferramenta para a Educação para a Sustentabilidade. Indagatio Didactica, 15(1), 243-254. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32219
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática