Exposição itinerante sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável: uma ferramenta para a Educação para a Sustentabilidade
Resumo
Este artigo centra-se no impacto e nas possibilidades educacionais de uma exposição itinerante sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A exposição foi inaugurada em 2019 como parte de um projecto de investigação centrado na formação de professores do ensino secundário e tem uma versão em espanhol e outra em valenciano, a fim de contribuir para a sua divulgação mais ampla. O objectivo deste recurso é duplo: por um lado, reorientar o projecto de ensino das diferentes disciplinas para incorporar a formação de competências em Sustentabilidade, facilitando a implementação de propostas inovadoras, e, por outro lado, gerar dinâmicas de trabalho colaborativo para a concepção de actividades que incorporem a Sustentabilidade no ensino, incluindo exemplos de boas práticas.
Foi exibido em mais de 20 ambientes educativos, principalmente no Ensino Secundário e no ambiente universitário valenciano, permanecendo cerca de duas ou três semanas em cada um deles. Os resultados do estudo sublinham a necessidade de implementar intervenções pedagógicas específicas que vão além da sua contemplação, ou seja, desenvolver actividades específicas em torno da Exposição para facilitar a compreensão da Agenda 2030 e assegurar o envolvimento individual e colectivo da comunidade educativa com os ODS.
Downloads
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0