Contribuições da Educação CTS para a formação de estudantes com deficiências

Palavras-chave: Educação CTS, Alunos com deficiência, Gincana

Resumo

Conectar conteúdos escolares com a realidade dos alunos valorizando abordagens contextualizadas pode permitir que eles ampliem sua visão do mundo e tomem decisões acertadas com mais facilidade. Alunos que necessitam de maior atenção durante as aulas, seja por dificuldades intelectuais, motoras ou psíquicas, encontram na Educação CTS suporte para que possam melhor compreender o mundo em que estão inseridos. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é auxiliar alunos do Ensino Médio que apresentam algum tipo de deficiência a compreenderem conteúdos das disciplinas que envolvem Ciências da Natureza. A atividade proposta aos alunos foi desenvolvida em uma escola pública no estado de Minas Gerais, envolvendo uma gincana sustentável na qual as turmas foram divididas em equipes que continham alunos com transtorno do déficit de atenão com hiperatividade (TDAH), autismo, discalculia e dislexia. Cada equipe possuía um professor orientador e as atividades foram planejadas para serem desenvolvidas ao longo de três meses. De um total de seis atividades propostas, este trabalho enfatiza três delas, ou seja, a Horta suspensa, Redução do consumo de água e energia nas residências e a Separação do papel para reciclagem. Constatou-se considerável envolvimento dos alunos nas atividades realizadas e uma clara mudança de postura durante as aulas, com maior participação e interação dos alunos com algum tipo de deficiência. Também foi verificado que atividades pautadas na Educação CTS favoreceram o desenvolvimento dos alunos com deficiência, a compreensão de relações CTS, além de estimular o envolvimento e relacionamento destes alunos com seus colegas e professores.

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Biografia do Autor

Jean Louis Landim Vilela




Publicado
2023-05-08
Como Citar
Vilela, J., & de Araújo, M. (2023). Contribuições da Educação CTS para a formação de estudantes com deficiências. Indagatio Didactica, 15(1), 211-226. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32213
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática