Currículo e Ensino de Ciências: valores e interesses

Palavras-chave: Configuração Curricular, Freire-PLACTS, Problematização

Resumo

Como seres humanos, somos condicionados por valores presentes em nosso mundo vivido. De forma que, muitas vezes, não discutimos sua existência, mas, se tais valores são condizentes com a nossa realidade ou nos condicionam à imobilidade, nos determinam. Neste âmbito, este é um trabalho teórico/reflexivo, no qual apresentamos crítica/reflexão endereçada aos interesses e valores presentes na abordagem curricular denominada tradicional, com definições a priori, especialmente voltadas ao Ensino de Ciências brasileiro, trazendo consigo conhecimentos de cunho Científico-Tecnológico influenciados historicamente por questões políticas e sociais emanadas da condição de poder sob sua formulação, oriundos da ideologia capitalista. Portanto, objetivamos contribuir com reflexões acerca dos valores e interesses que são atribuídos contemporaneamente ao campo do Currículo e ao Ensino de Ciências, buscando um desvelar crítico desta interação. Por fim, identificar possibilidades para uma diferente configuração curricular à atual. Assim, através do desenvolvimento de um estudo exploratório em relação a Base Nacional Comum Curricular vigente no Brasil, apontando possíveis diferentes valores e interesses presentes neste documento. A partir de um ensaio teórico-reflexivo, destacamos que o capital exerce influências nos critérios de decisão, seleção e formulação, gerando currículos condicionados por seus valores e interesses. Partindo desta conclusão, apresentamos possibilidade de reconfiguração curricular através da Investigação Temática proposta pelo educador Paulo Freire aliada ao Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade.

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Publicado
2023-05-08
Como Citar
Schwan, G., & dos Santos, R. (2023). Currículo e Ensino de Ciências: valores e interesses. Indagatio Didactica, 15(1), 197-210. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32210
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática