CTSA e Sustentabilidade

  • Amparo Vilches Universitat de València
Palavras-chave: CTSA, Crise Global; Educação para a Sustentabilidade (ESD), Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Transição para a Sustentabilidade

Resumo

Este artigo centra-se nas ligações entre o campo de estudo das interacções CTSA com os relacionados com a Sustentabilidade e a Educação para a Sustentabilidade (EDS), destacando o papel relevante que ambos têm de desempenhar em conjunto para avançar na transição para a sustentabilidade.
Para este fim, estas relações entre CTSA e Sustentabilidade são mostradas nos Seminários STS, assim como o trabalho desenvolvido e as numerosas contribuições neles apresentadas para uma educação em ciência contextualizada no ambiente natural e social onde está inserida, contribuindo para a formação de uma cidadania preparada para a tomada de decisões e a implementação das acções necessárias para enfrentar a crise global que enfrentamos. Salienta também que, apesar dos progressos alcançados, os resultados são insuficientes e os problemas agravam-se, razão pela qual é necessário um forte impulso à educação CTSA, no quadro da EDS e dos Objectivos de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EODS). Um esforço para contribuir para pôr fim ao conjunto de graves problemas interligados e mutuamente reforçados que enfrentamos e que exige a colaboração e o envolvimento constante e determinado dos cidadãos, mudando atitudes e comportamentos, tanto pessoais como colectivos, com vista à construção de um presente e futuro mais justo e sustentável no quadro da universalização dos Direitos Humanos na Década de Acção para a Agenda de 2030.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2023-05-08
Como Citar
Vilches, A. (2023). CTSA e Sustentabilidade. Indagatio Didactica, 15(1), 173-196. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32207
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática