Formação de professores em tempos de emergência

Palavras-chave: Treinamento de professor, Ensino em contexto, Aprendizado ativo

Resumo

Neste artigo, faço algumas reflexões sobre o ensino das Ciências Naturais hoje, momento em que considero que estamos em uma emergência planetária: ambiental, saúde e alimentação. Para isso, baseio-me nos objetivos deste ensino de acordo com os diferentes níveis de Ensino e os estudantes a quem se dirige. Ressalto a importância de formar profissionais e cidadãos em geral capazes de tomar decisões que envolvam pensamento crítico com base em seus conhecimentos científico-tecnológicos. Além disso, expresso a necessidade de abandonar o ensino tradicional que se baseia: na mera aprendizagem de conceitos fornecidos por professores e livros didáticos, em estudantes passivos e em avaliações com perguntas fechadas. Para alcançar a mudança, acredito ser essencial modificar a formação inicial e continuada dos professores, que deve envolver a formação interdisciplinar, o conhecimento da Natureza da Ciência e a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação. Acredito que as Ciências Naturais devem ser ensinadas com base em abordagens em contexto, chame-as CTS, CTSA, STEM, STEAM, uso de questões sociocientíficas, etc. O importante é que os alunos participem ativamente de seu aprendizado, o que só será alcançado se forem apresentados em sala de aula temas significativos para o seu cotidiano: seu ambiente familiar ou social, o mundo ao seu redor, algo que os interesse ou comove. Os conceitos a serem ensinados permanecem os mesmos, mas os estudantes e os recursos disponíveis mudaram. Não Podemos continuar ensinando como fazíamos anos atrás.

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Publicado
2023-05-08
Como Citar
Porro, S. (2023). Formação de professores em tempos de emergência. Indagatio Didactica, 15(1), 151-172. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32198
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática