O jogo "Os minerais do teu dia-a-dia" no ensino contextualizado da Geologia

Palavras-chave: 3º Ciclo do Ensino Básico, Currículo das Ciências, Ensino Baseado em Jogos, Ensino Contextualizado, Sistema Terra

Resumo

Recorrer a atividades motivadoras e inovadoras no ensino da Geologia, utilizando o quotidiano para evidenciar a sua presença no dia-a-dia dos cidadãos, são fatores potenciadores da literacia geológica dos alunos. O jogo fomenta mudanças de conceções quanto à relevância desta Ciência, frequententemente desvalorizada pelos estudantes. Promove, ainda, a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem da Geologia, contribuindo para o objetivo 4 da Agenda 2030 das Nações Unidas. O presente estudo descritivo recorreu a uma amostra constituída por alunos de duas turmas (A e B) do 7º ano de escolaridade (n=37), que frequentavam uma escola pública portuguesa. Pretendeu-se verificar o impacto do ensino contextualizado baseado num jogo na aquisição das aprendizagens essenciais definidas no currículo. Na turma A, a abordagem do conteúdo “Rochas e Minerais” desenvolveu-se com o jogo, enquanto que, na turma B, ocorreu sem este recurso. No final da intervenção foi aplicado às duas turmas o mesmo instrumento de avaliação. Os resultados da investigação sugerem que o jogo contribuiu, de forma significativa, para a aquisição das aprendizagens essenciais, por parte dos alunos que o realizaram.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2023-05-08
Como Citar
Teixeira, I., & Lima, D. (2023). O jogo "Os minerais do teu dia-a-dia" no ensino contextualizado da Geologia. Indagatio Didactica, 15(1), 139-150. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32135
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática