Educação CTS como Encaminhamento Didático-metodológico destinado à Aprendizagem Crítica e o Exercício da Cidadania
Resumo
Esta pesquisa qualitativa objetivou investigar as contribuições formativas para alunos de uma escola pública, tendo por base intervenções realizadas nas aulas de Física alinhadas à Educação CTS e ao Educar pela Pesquisa, enfatizando os impactos sociais e ambientais causados por uma empresa mineradora na cidade de Salto de Pirapora-SP onde a escola se situa. As atividades de caráter interdisciplinar estimularam a construção de conhecimentos pelos estudantes, que atuaram com liberdade e autonomia na realização de pesquisas e análises dos discursos dos colegas e dos entrevistados, gerando confiança para ouvir e modificar suas colocações e, ainda, atuarem para modificar as condições do contexto em que vivem. Constatou-se a importância da mediação do professor, que conduziu os estudantes a reverem seus pontos de vista em direção a uma maior conscientização acerca dos problemas abordados. Os dados foram obtidos através de questionários, portfólios e gravações de áudio das atividades que visaram esclarecer os impactos ambientais provenientes da mineração, sendo salientados o desenvolvimento econômico e social da cidade, a destruição da flora e fauna, além de aspectos sociológicos e políticos adjacentes. Os resultados indicaram sucesso do referencial teórico e metodológico empregado, tornando as aulas mais dinâmicas e promovendo maiores interações aluno-aluno e aluno-professor, além de contribuir para o desenvolvimento do Pensamento Crítico e Reflexivo, favorecendo o exercício consciente da cidadania, o que pode ser observado pela busca de transformação social e pela aprendizagem em trabalhar em grupos, gerando benefícios à escola e à sociedade em que está inserida.
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