Educação CTS como Encaminhamento Didático-metodológico destinado à Aprendizagem Crítica e o Exercício da Cidadania

Palavras-chave: Educação CTS, Cidadania, Impactos Ambientais, Ensino de Física

Resumo

Esta pesquisa qualitativa objetivou investigar as contribuições formativas para alunos de uma escola pública, tendo por base intervenções realizadas nas aulas de Física alinhadas à Educação CTS e ao Educar pela Pesquisa, enfatizando os impactos sociais e ambientais causados por uma empresa mineradora na cidade de Salto de Pirapora-SP onde a escola se situa. As atividades de caráter interdisciplinar estimularam a construção de conhecimentos pelos estudantes, que atuaram com liberdade e autonomia na realização de pesquisas e análises dos discursos dos colegas e dos entrevistados, gerando confiança para ouvir e modificar suas colocações e, ainda, atuarem para modificar as condições do contexto em que vivem. Constatou-se a importância da mediação do professor, que conduziu os estudantes a reverem seus pontos de vista em direção a uma maior conscientização acerca dos problemas abordados. Os dados foram obtidos através de questionários, portfólios e gravações de áudio das atividades que visaram esclarecer os impactos ambientais provenientes da mineração, sendo salientados o desenvolvimento econômico e social da cidade, a destruição da flora e fauna, além de aspectos sociológicos e políticos adjacentes. Os resultados indicaram sucesso do referencial teórico e metodológico empregado, tornando as aulas mais dinâmicas e promovendo maiores interações aluno-aluno e aluno-professor, além de contribuir para o desenvolvimento do Pensamento Crítico e Reflexivo, favorecendo o exercício consciente da cidadania, o que pode ser observado pela busca de transformação social e pela aprendizagem em trabalhar em grupos, gerando benefícios à escola e à sociedade em que está inserida.

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Publicado
2023-05-08
Como Citar
Ferraz, A., & de Araújo, M. (2023). Educação CTS como Encaminhamento Didático-metodológico destinado à Aprendizagem Crítica e o Exercício da Cidadania. Indagatio Didactica, 15(1), 121-138. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32132
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática