Dimensões de Ciência e Tecnologia na obra Pedagogia da Esperança de Paulo Freire: contribuições para uma Educação CTSA humanizadora

Palavras-chave: Educação em Ciências, Paulo Freire, Relações Freire-CTSA

Resumo

Este texto resulta de uma investigação das dimensões científico-tecnológicas presentes no livro “Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire e suas contribuições para a constituição de uma Educação CTSA humanizadora. Para a análise do livro, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) e o exercício epistemológico de compreensão e explicação das criações culturais. Como resultados, destacam-se quatro dimensões científico-tecnológicas da perspectiva freireana presentes na referida obra: a) Ciência e Tecnologia como dimensões não neutras; b) Ciência e Tecnologia contextualizadas social e historicamente; c) Ciência e Tecnologia como dimensões de saberes e práticas populares; e d) Etnociência como mediadora entre diferentes saberes. Ressalta-se que o “terceiro” Paulo Freire, constituído no período de 1979-1997, se diz absolutamente incerto das certezas e aposta em um novo paradigma que ele mesmo afirma ser pós-moderno progressista. Em "Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido”, escrito em 1992, Freire nos convida a repensar as noções de ciência e tecnologia que há séculos perduraram em nosso imaginário e em nossas práticas. A partir dessas constatações, podemos afirmar que Freire se faz presente na reflexão sobre ciência e tecnologia e pode contribuir para a constituição de uma Educação CTSA humanizadora, voltada à superação da cultura do silêncio e das contradições existenciais que obstaculizam a vocação histórica do ser humano em ser mais.

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Publicado
2023-05-08
Como Citar
da Luz, R., & de Almeida, R. (2023). Dimensões de Ciência e Tecnologia na obra Pedagogia da Esperança de Paulo Freire: contribuições para uma Educação CTSA humanizadora. Indagatio Didactica, 15(1), 89-104. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32126
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática