Caracterização das atitudes ambientais dos futuros pedagogos através do projeto ROSES

Palavras-chave: Atitudes ambientais, Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente, Pedagogos em formação, Projeto ROSES

Resumo

Foram investigadas as atitudes de estudantes de pedagogia na formação sobre os problemas ambientais, sua relação com a ciência e tecnologia (C&T) e o futuro do nosso planeta. As atitudes têm uma relação estreita e inegável com o processo de ensino-aprendizagem, razão pela qual estão subjacentes ao momento de tomar uma decisão ou tentar resolver um problema. Para investigar as atitudes, foi utilizada a escala “Desafios ambientais e eu” do questionário ROSES, composto por 13 itens curtos. A informação proveniente do ROSES foi complementada com uma entrevista. A maioria das jovens apresenta atitudes ambientais favoráveis, porém foram detectadas deficiências em alguns conhecimentos como a origem dos problemas ambientais e suas relações com a C&T; isso pode dificultar o desenvolvimento de ações favoráveis ao meio ambiente.

Publicado
2023-05-08
Como Citar
García-Ruiz, M., Magaña, S., & Vázquez-Alonso, Ángel. (2023). Caracterização das atitudes ambientais dos futuros pedagogos através do projeto ROSES. Indagatio Didactica, 15(1), 73-88. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32123
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática