Desenvolvimento do pensamento crítico de licenciandos em Pedagogia a partir de uma questão sociocientífica sobre proliferação de escorpiões em Amargosa, Bahia

Palavras-chave: Abordagem CTSA, Ensino de Ciências, Formação de Professores, Educação Crítica

Resumo

Diante da necessidade de se questionar ideias ou representações que tendem a ocultar visões sobre os diferentes modos como relações sociais podem ser produzidas, o objetivo deste artigo é analisar as contribuições do uso de uma Questão Sociocientífica (QSC) na perspectiva da educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e com fundamentos freirianos, sobre a proliferação dos escorpiões, para a formação do pensamento crítico (PC) de professores em formação. Para isso, avaliamos uma sequência didática elaborada por um grupo de licenciandos em Pedagogia. Consideramos que o grupo alcançou parcialmente um PC sobre o assunto, ao construir relações entre proliferação de escorpiões, saneamento, desmatamento e desequilíbrio ecológico, discutindo a QSC numa perspectiva mais abrangente do que apenas sob um ponto de vista de C&T. Consideramos que o grupo construiu parcialmente reflexões críticas sobre o assunto, pois outras problematizações poderiam ser realizadas acerca do papel da C&T e sobre o tema em questão. Portanto, recomendamos maiores investigações sobre o uso de QSC na formação de professores dos anos iniciais, com base na educação CTSA e pedagogia freiriana, a fim de fomentar uma formação mais sólida em direção a docentes capazes de implementar essas abordagens educacionais em suas práticas pedagógicas.

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Publicado
2023-05-08
Como Citar
Andrade, M., Conrado, D., & de Almeida, R. (2023). Desenvolvimento do pensamento crítico de licenciandos em Pedagogia a partir de uma questão sociocientífica sobre proliferação de escorpiões em Amargosa, Bahia. Indagatio Didactica, 15(1), 59-72. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32120
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática