Ciência-Tecnologia-Sociedade, Alfabetização Científica e Questões Sociocientíficas: semelhanças e diferenças

Palavras-chave: alfabetização científica, ciência-tecnologia-sociedade, questões sociocientíficas

Resumo

Este texto procurou responder a seguinte questão de pesquisa: Quais são as semelhanças e diferenças entre as distintas perspectivas de educação em Ciências, denominadas Ciência-Tecnologia- Sociedade, Alfabetização Científica e Questões Sociocientíficas? Dessa forma, nosso objetivo foi compreender quais são as especificidades das três orientações educativas que as diferenciam, bem como encontrar em que ponto convergem. Para se atingir esse objetivo foi realizada uma Análise Textual Discursiva de trabalhos publicados nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec) nas edições de 2011 a 2021. Com a nossa análise, observamos que as propostas alinhadas com a AC enfatizam os conhecimentos das ciências da natureza, preparando o estudante para deliberações que envolvam Ciência e Tecnologia. As propostas CTS apresentam inquietações diversas, como a conceituação científica, os impactos sociais e o desenvolvimento de ações e/ou capacidade argumentativa. Já nas propostas QSC, a preocupação central está no desenvolvimento da capacidade argumentativa. Por fim, concluímos que as três orientações fornecem diferentes subsídios para professores dispostos a contribuir com a formação cidadã dos estudantes.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2023-05-08
Como Citar
Ribeiro, R., Machado, P., Strieder, R., & da Silva, R. (2023). Ciência-Tecnologia-Sociedade, Alfabetização Científica e Questões Sociocientíficas: semelhanças e diferenças. Indagatio Didactica, 15(1), 43-58. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32117
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática